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7 maneiras de parecer mais preocupado no trabalho do que se realmente é

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no que tange a um mundo repleto de atividades e, por vezes, muito mais do que queremos, é mister lembrar de uma coisa: a maioria das pessoas – diria eu, com segurança – exerce um trabalho que não gosta. mesmo que goste da sua labuta, talvez, em alguns momentos há a reprodução da maior de todas as chatices: a burocracia. não há como escapar, nas suas atividades mais prosaicas o ser humano é uma vítima de sua condição enquanto ser trabalhador. mesmo reclamando, urrando, fulo com a vida, ainda assim é necessário, de algum modo, fazer acontecer.
e é por isso que eu, empenhado com você, caro leitor, um agente do ócio, da vontade de não trabalhar, resolvi listar, aqui, algumas dicas aplicáveis para qualquer um poder escapar de sua função; um manual de COMO PARECER OCUPADO MESMO SEM ESTAR. segue:

1 – espalhe papéis na mesa

providencial para qualquer pessoa que queira parecer mais ocupado que é, de fato, é importante espalhar muitos papéis pela sua área de trabalho e de preferência com planilhas. espalhe bastante e finja que aquele acúmulo de nada possui alguma função ultra-secreta que só você sabe.

2 – nunca atenda o telefone

deixe tocar e cair na caixa postal, depois retorne a ligação; este pequeno tipo de ato demonstra o quanto você é uma pessoa tão cheia de afazeres e todos urgentes que fica impossível administrar o tempo de uma simples ligação.

3 – responda os e-mails sempre com horas de atraso

você recebe o e-mail e deixa lá, fermentando por, no mínimo, umas 3 horas; responder e-mails com urgência demonstra que coisas podem ser resolvidas com urgência… e as pessoas lhe mandarão cada vez mais rápido exigindo respostas mais rápidas. portanto… espere, segure, enrole.

4 – ande com passo acelerado e olhando o relógio

na rua, quando caminhando, sempre ande com o passo acelerado, quase numa meia maratona, aquele momento antes da corrida de fato, olhando o relógio constantemente, evitando, assim, o encontro de semi-conhecidos ou de abordagens indesejadas – as pessoas pensarão antes de falar com alguém tão atarefado.

5 – vista um terno

não importa o porquê, a razão, ou qualquer for. terno sempre demanda tarefa; não apenas no cenário masculino, pois o terno feminino tem a mesma função: passar um ar de credibilidade e trabalho; pois o terno é, de fato, a roupa mais adequada para fingir importância – mesmo sem existir.

6 – use relógio

tal qual o item 5 e essencial ao item 4, o relógio é um objeto que demonstra de alguma forma o seu compromisso com as tarefas: a maneira mais sutil de tentar controlar o tempo e, portanto, indicação de que você PRECISE controla-lo por algum motivo.

7 – fale termos desnecessários em inglês

utilizar hiperbolicamente uma segunda língua é uma boa tentativa de disfarçar a distância do seu ócio para uma ficção de muito trabalho: a utilização de termos totalmente desnecessários passa a sensação de que você está conectado, de alguma forma, com o mercado exterior… coisas de uma pessoa com a agenda lotada!
e eras isso, galera; é claro que você não deve – ao menos eu espero – levar estas coisas a sério… será? pegue o seu emprego e use este manual com moderação. trabalhe de verdade e não seja um dissabor à sua família: NÃO VIRE VAGABUNDO. boa tarde e fui!

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