ss-bk-xbla-ice-key

5 injustiças nos games e bônus

*este tópico contém spoilers; portanto, é responsabilidade sua ler*
os games tem um poder imersão gigante, talvez maior que muitas das outras mídias ou meios artísticos – porque eu já disse que considero games como uma forma de arte – justamente pela quantidade de horas que você passa jogando, se envolvendo, criando laços, ao ponto de que o player, por sua vez, possa se identificar de maneira muito pessoal com determinadas coisas do que em outras ferramentas. não a toa nós vemos a quantidade de eventos e cosplays e tudo mais, porque esta identidade extrapola o console e se torna algo pessoal, de modo que o player se identifique mais do que o normal com determinadas situações, colocando naqueles personagens um reflexo para a própria vida.
por isso, é comum que hajam casos de injustiça nos games, onde, ao se jogar, o player perca a cabeça e só pense ‘por que, Deus?… por que?’, enquanto planeja tacar fogo em tudo e todos, principalmente quem produziu determinado game; listo, aqui, neste ano que se inicia, 5 casos clássicos de injustiça que me fizeram remoer a motivação MALIGNA dos produtores de determinados jogos, alguns através de sua história, outros através de suas ferramentas de execução e como isso limitava ações; sem mais delongas, segue.
tumblr_ni69v37KKM1tfx860o1_500

1 – Fierce Deity’s Mask, do Majora’s Mask

o player passa horas incontáveis numa jornada insana com Link para salvar aquela terra de maldições, da lua que vai cair, de uma quantidade de merdas incalculáveis – tudo isso num espaço de 3 DIAS APENAS -, utilizando todas as máscaras possíveis… e como ele é presenteado? ao zerar, ganha uma máscara fodelona, vira um master guerreiro… mas esta máscara não tem função nenhuma porque 1) VOCÊ JÁ ZEROU O GAME e 2) VOCÊ SÓ PODE UTILIZÁ-LA PARA RE-ENFRENTAR OS CHEFÕES JÁ DERROTADOS; fica o clássico questionamento, a desilusão, a tristeza, o player constantemente pensando o que poderia ter feito se em algum momento pudesse pegar aquela máscara antes do final do jogo. existe uma explicação na narrativa, sim, mas isto não torna tudo menos frustrante.

AerithDeath2

2 – A morte de Aeris, no FF7

esta é clássica, mas sempre é bom explicar o contexto; FF7 aparece num momento em que a internet ainda não tem a abragência atual e, portanto, quem o jogasse não tinha muito o que ler sobre o jogo se não fosse em revistas, muitas delas importadas e caras e que pouquíssimas bancas comercializavam. então você só descobria esta morte de duas maneiras: 1) se algum filho da puta te contasse antes da hora ou 2) VENDO A CENA AO VIVO, o que levava muitos players – como eu – sem internet, sem dicas, a perder horas, dias, noites, tentando reverter ou impedir aquele crime de qualquer jeito, claro, totalmente em vão. outro caso que existe uma explicação óbvia na narrativa para o acontecimento dos fatos, mas isto não poupa o sadismo óbvio dos produtores ao lidar com algo tão repentino.
Serana_FA_2013

3 – O não casamento com Serana, Skyrim

está aí um caso clássico de coisa que parece pequena, mas torna-se bola de neve. quem já jogou Skyrim sabe como, em determinado momento, torna-se importante casar; sobretudo para tornar mais fácil ganhar level, assim como estocar itens e tudo mais. daí os produtores no auge de sua vocação maligna, obviamente, fizeram uma das personagens femininas mais absurdamente fantásticas do jogo, tanto pelas habilidades como pela história acompanhada nas suas quests… mas que o player simplesmente não pode se casar; o caso repercutiu tanto que rolou até ABAIXO-ASSINADO para os produtores reverterem a situação, um mod também foi lançado mas, claro, como bom coração do mal, a produtora nunca tomou posição oficial sobre isso.
ss-bk-xbla-ice-key

4 – As misteriosas chaves secretas, Banjo & Kazzoie

quem aí jogou sabe o quão difícil era este jogo, talvez um dos mais difíceis do N64; daí que ficava no cenário, em alguns pontos, um monte de chaves brilhantes trancadas, no qual só seriam liberadas ‘se você zerasse o jogo fazendo 100%’; beleza, o player morria zerando o jogo em 100% para, finalmente, acessar as malditas chaves… e descobrir que elas só serviam pra dar um spoilerzinho do próximo título da série, Banjo & Tooie. rapaz, era a vontade de revirar na própria merda o tanto de esforço feito para descobrir que as chaves não tinha utilidade nenhuma no game em questão.

colossus

5 – A difícil decisão de ser babaca, Shadow of Colossus

 

quem já jogou e se inteirou na história, sabe do que eu estou falando; embora o jogo seja essencialmente sobre matar os ‘colossus’, ainda assim, isto não se torna uma dúvida cruel, principalmente porque alguns – ou até a maioria – dos bichos simplesmente NÃO SÃO MAUS, ruins, ou como você quiser identificá-los; eles estão apenas lá… vivendo, caminhando, aí você chega na sua sina pra tentar coibir uma maldição e resolve que deve matar aquelas criaturas fantásticas, muitas delas únicas, em uma batalha que envolve sofrimento e espadas.
*bônus:
44

Mandar ou não mandar a transmissão, Doom 3

em um dado momento de Doom 3, você é questionado a mandar para não me recordo quem os relatos da porra toda, dizer a bad vibe que está acontecendo com, literalmente, o inferno invadindo o lugar todo; acontece que é uma dúvida essencialmente moral: mandar e informar algo que possivelmente vai ficar isolado ou não mandar porque ninguém vai saber mesmo? esta dúvida acompanhou muitos playres, tanto em fóruns como na sua decisão no game, mas a real é que não muda PORRA NENHUMA, apenas uma ‘pegadinha’ dos criadores para fazer você ficar lá pensando sobre aquilo durante muito tempo, enquanto o jogo se desenvolverá DA MESMA maneira sem nenhuma mudança substancial.
e eras isso, galera, a despeito das frustrações, vamos começar o ano compartilhando tristezas. fui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s