baurizinho bauru br

10 estátuas & monumentos sensacionais deste Brasil varonil

o Brasil é tão bom em determinadas coisas, seja na culinária, nos traços culturais, festas, enfim, a gente projeta uma infinidade de motivos que transformam esta terra por vezes amaldiçoada, mas por vezes também santa. existe um mundo de Brasis no Brasil, mas são poucas as coisas que vislumbram uma ‘identidade nacional’ igual em todos os cantos, que nos faz sentir essa multiculturalidade gigante em um amontoado de culturalidade igual; daí você saca que o país ficou com uma cara de ‘todo mundo é brasileiro’, afinal, somos todos mesmo se negando. uma dessas coisas que é só nossa é a construção de estátuas & monumentos de gosto duvidoso; vá lá, você vai dizer ‘mas isso acontece em todo mundo’, não, amigo, caro leitor, não acontece; o nosso nível de dedicação em construir estátuas & monumentos de gosto duvidoso é uma arte só nossa e, portanto, um marco brasileiro.

resolvi reunir aqui uma lista maravilhosa com algumas das tantas belezas que encontrei, pra vocês verem o nível que estou falando.

sem mais, seguem as 10 estátuas & monumentos mais sensacionais do país:

 

1 – Caboclo d’Água, Barra Longa

barra longa caboclo da água

o Caboclo d’Água é uma lenda maneira, vamos ser sinceros, ainda mais pra botar carrancas em barcos e coisas assim; mas fazer uma estátua em terra e ainda com uma suposta fisionomia LITERAL do caboclo, rapaz, só podia terminar nessa estátua bizarra.

2 – Borba Gato, Santo Amaro

borba gato estátua santo amaro

outro que vem de uma parte da história nacional maneira, mas pra que isso? e estes cotocos de perna? e esta cara olhando pro nada? e essa expressão de fantasma? e este pedestal branco? parece um logo gigante de Fast-Food.

3 – Brontossauro Jesus, Caxias do Sul

cristo caxias do sul.jpg

você pensa em fazer uma homenagem a Jesus, a um Jesus do novo milênio, e aí sai isso? por que, ó Deus… por que um Jesus pescoçudo? não bastasse, ainda apoiado numa base que mais parece uma estação espacial, quase que dizendo ‘ei, esta não é a estátua de Jesus, mas sim de um alien’.

4 – Cocozão, Ponta Grossa

ponta grossa coco br.jpg

essa é tão emblemática e autorreferente enquanto humilhação que fica difícil explicar: ta aí, só olhar, apreciem quando a Prefeitura resolve pendurar UM COCÔ GIGANTE num poste, assim, pra todo mundo ver e virar referência mundial. por mais que tentem justificar ‘mas não é um cocô’, é sim, ninguém engana: um cocô gigante num palito de metal.

5 – Camarão, Cidreira

camarão cidreira

mais uma que parece um aviso de circo, uma entrada para um parque… mas não, é uma cidade, um momento da população, um monumento marcante: Cidreira resolveu se homenagear com dois camarões ridículos e que também parecem aliens, sabe-se lá por qual motivo isso represente um pouco de sanidade sobre a cidade.

 

6 – Índio Guerreiro, Presidente Figueiredo

indio guerreiro presidente figueiredo amazonia.jpg

gente, olhem isso; observem principalmente nos olhos mortos; vocês já notaram que o olhar morto é uma tendência nacional, antes com Borba Gato e agora com esse índio que não olha pra lugar nenhum; é difícil pintar olhos bons, a pergunta é: por que insistem em fazer se não sabem? mas ainda tem a onça feliz, um peixe estranho e um índio saindo de um côco (?)!

7 – Deus Menino, Marituba

marituba-grande-belem-criança.jpg

mais uma que é pra homenagear Deus, Jesus, e a gente se pergunta como; olhando esse bebê gigante aterrorizante não é como se a cidade se sentisse protegida por um Ser divino, mas exatamente o contrário: que a estátua vai sair caminhando e matando todo mundo de madrugada com seus olhos vagos (novamente) e soltando lasers.

 

8 – Nossa Senhora de Caravaggio, Farroupilha

farroupilha caravaggio.jpg

outra, outra e outra que comprova a fixação do brasileiro por fazer estátuas com olhos estranhos; tem uma pessoa pedindo uma prece, ajoelhada, aí tá a Nossa Senhora… OLHANDO PRO NADA – como se encarasse um momento do futuro, do além; não bastasse isso, ela é toda achatada, pernas curtas, tudo errado, tadinha, muitos erros de proporção.

 

9 – Bauruzinho, Bauru

baurizinho bauru br

eu confesso que acho o Bauruzinho sensacional; tanto o lanche como a estátua, essa coisa meio caótica de um sanduíche com corpo humano pedindo um abraço é, em si, tão estranha que cativa; eu daria um abraço nessa criatura mitológica tupiniquim, imortalizar o marco de um país que faz estátua pra um sanduíche.

 

10 – Hediondo Timão, Porto Alegre

timão hediondo porto alegre

não, não é ‘timão’ de Corinthians, mas porque parece um timão, aquela peça do navio; não só parece um timão, como tem uma cabra… e o timão na realidade é um Sol, ou qualquer merda assim, e a cabra está no centro do Sol. felizmente fizeram umas obras em POA e essa coisa sumiu.

 

e eras isso, galera; vocês conhecem estátuas piores? podem mandar que eu publico aqui de bom grado! bom final de semana e fui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s