1

Está no ar, meu projeto musical

disponibilizei, uns dias atrás, o meu projeto musical. finalmente e depois de um tempo, consegui compilar tudo e colocar na internet – a famosa rede mundial de computadores. já tenho outras trilhas feitas ou em processo de finalização, mas escolhi, para essa primeira compilação, um tom bem peculiar e marcante no que eu estava buscando como significado; quem ouvir notará que há uma interferência bem grande em alguns aspectos; o propósito era ser em sua completude experimental, portanto, algumas das faixas sequer se assemelham em músicas no sentido estrito da coisa como conhecemos, com alguns casos bem exemplificados na faixa 1 e 3. dentro disso, havia no meu entendimento a ideia de apresentar atmosféricamente a sensação por trás da experiência em montar elementos que traduzissem minhas bases: busquei referência plena no vaporwave mas, longe de tentar sê-lo na totalidade, ele apenas ilustra alguns discursos na montagem da obra, como no caso dos cortes e das interferências na produção pós-internet… isto também reflete no fato de que, dando organicidade ao inorgânico – num processo totalmente digital – construí, maquiei o resultado numa mentira. o meu fator orgânico não é a montagem em si, mas a pós-produção que, livre e quase caótica, se tornou algo inesperado até para mim; como resultado disso e, ao passar as músicas para o formato necessário e jogá-las no youtube, ocorreram algumas compressões bizarras, notadas principalmente na faixa 1, 2 e 7, com direito até uma pequena falha de carregamento no youtube que trouxe elementos novos ao processo final.
mas a minha referência ao vaporwave não é só no processo totalmente digital e sua relação com a internet; além disso, minha busca por montagens foi totalmente construída em situações tipicamente características: trilhas sonoras dos anos 80, músicas famosas também dos anos 80/90 e alguns efeitos de video-games do início dos anos 90, além de uma pequena homenagem bem sutil em uma das faixas (no qual não direi) com um efeito já de um músico vaporwave famoso. a ambientação em pitch e o desacelero das faixas constroem o contraste no qual eu busquei, afinal, ilustrando o contrário da nostalgia – geralmente positiva – aqui, a percepção de mundo é uma volta em pouco menos de 20 minutos ao estado inicial da tristeza; quase todas as músicas carregam este elemento de desconforto em voltar ao passado e concluir que, quem sabe, ele não foi tão bom quanto a imagem na cabeça mostraria; por isso o nome das músicas é bem literal, também, dentro do processo e nas referências utilizadas, ele não foge da ideia em afirmar o que eu queria: um começo que não começa (1), a viagem frustrada ao céu – ela é infinita e ainda não completa, embora embase uma época como sinal de grandeza (2), o incômodo da pós-relação do começo caracterizada em tentar recriá-lo sem ser o começo em si (3), a visão dura e alegórica da mídia sobre nós (4), um resquício de positividade característico dos filmes de ação dos anos 80/90 (5), uma balada melancólica que contraria a felicidade refletida da lembrança de bons momentos (6) e, por fim, uma tentativa de trazer um pouco de confiança através de um sorriso irônico na fé (7).
tentei ser compacto também como forma de exemplificar uma geração: a arte é o sinal dos tempos e, com isso, dignificar um significado temporal é uma ferramenta importante; sem me arrastar em horas, construo o resultado final em menos de 20 minutos, entendendo que isto seja suficiente para explicar o que pretendo passar na mesma velocidade que as pessoas recebem a informação, longe das trilhas duradouras e da ideia de que a música é uma experiência demorada; no reflexo contemporâneo, ela é um elemento perdido dentre tantos outros, rápido, efêmero e precisa ser assim, em poucos minutos.

como dito, este é o primeiro projeto de alguns; outros já estou finalizando ou iniciando. pretendo ir lançando aos poucos, alguns mais e outros menos experimentais. ouçam e compartilhem, fui!

quem quiser conferir vai no blog, ou no youtube, ou no soundcloud.

Deixe uma Resposta

