download

Meus 7 sambas-enredo preferidos do Salgueiro

2

Este é um post assumidamente clubista. Eu não vim aqui falar de outras escolas, de todos os sambas, nada, absolutamente nada disso. Eu vim falar do Salgueiro e ponto. Porque eu quero falar do Salgueiro, eu sou salgueirense e estava afim de escrever sobre isso. A ideia, justamente, era compilar o que eu mais gosto da escola. Dentre tantos títulos, tantas vitórias, tantas glórias, nem melhor e nem pior, apenas diferente. É difícil enumerar, vá lá, são anos de música e história, 9 títulos, uma das escolas mais conceituadas e com mais fãs do Rio de Janeiro, fica complicado resumir todo o mundo em apenas 7 músicas. Mas esta foi a minha missão; listar, aqui, aqueles sambas-enredo do Salgueiro que me marcaram, de alguma forma, tentando ser justo com a grandiosidade da Academia. Lembrem-se que, claro, aqui não estou me referindo ao carnaval como um todo, nada de alegorias, passistas, mas apenas ao samba. E, dentro disso, nos limitamos à música.

Alguns sambas são clássicos e inquestionáveis, outros não. E, por isto, com toda certeza minha lista será polêmica – excluindo itens famosos, inclusive, e já aviso de antemão que “Peguei um Ita no Norte” não estará nela, embora seja indiscutivelmente fantástica. Não diferente, tentarei explicar o porquê de escolher cada um, dando uma breve justificativa para isto. Sem mais delongas, segue:

1 – Chico Rei

download

Este é o samba absoluto dos carnavais. Adoro esta música, uma aula de composição, melodia maravilhosa, pra mim, discutir carnaval passa diretamente por discutir esta canção. Chico Rei marcou época, imortalizou e, não diferente, é considerado um dos maiores sambas-enredo de todos os tempos. Não ganhou título, infelizmente, mas não há muito o que se falar; recentemente eu li uma revista dizendo que Martinho da Vila achava este o maior samba-enredo, na opinião dele. Justo. Embalada em uma história fantástica, a letra desta música quase nos leva a viajar no tempo, em uma canção atemporal e gigante, contando a lenda de um mito em forma de carnaval, numa das interpretações mais espetaculares já realizadas.

2 – O segredo das minas do rei Salomão

download (1)

Outro samba absoluto, mais um que ninguém discute. E este, ainda por cima, foi coroado com o campeonato. A maravilhosa música nos leva a famosa história das minas do Rei Salomão, contando com detalhes um mito famoso da história do homem mas, aqui, o que rouba a cena é a interpretação. Poucos sambas foram tão bem interpretados, com um refrão tão marcante e um trabalho tão emocionante como este. Parabéns total a toda equipe de cantores, que deixou a alma na música e ecoou para a história com a voz.

3 – Traços e Troças

1983wp

Diferente da escolha de cima, esta aqui, o que marca mesmo é a letra. Acho uma das letras mais irreverentes e ousadas do carnaval carioca, brincando com a ironia, trazendo a piada e trocando tudo de lugar. Simples, honesta e bem executada, esta música tem o seu lugar ao sol, trazendo algo de marcante e inovador. Não só isto, o começo da canção arrebata uma das maiores frases do carnaval, imortalizando os dizeres “eu sou o Rio e rio à toa/ Só rio de quem me impede de sorrir…”; este é o tipo de caso que, embora a falta de título, ainda assim, o samba-enredo virou história.

4 – História do carnaval carioca

download (2)

Outra imortal, outra indiscutível. Não é a minha interpretação preferida, mas ainda assim, a letra, a história contada nesta música nos leva para outro nível. Uma composição sublime, rica em passagens, referências, universos e momentos. Se a interpretação não é a minha preferida, tanto faz, ainda assim, a canção alcança um resultado incrível, maravilhosa e espetacular conduzida pelo brilhantismo de uma letra bem escrita. Mais um carnaval coroado com méritos. Além disso, claro, temos uma das baterias mais maravilhosas aqui, fazendo justiça a Furiosa, com todas honras possíveis.

5 – Salgueiro, minha paixão, minha raiz – 50 anos de Glória

37104_ga

Esta é polêmica e muita gente não gostou, mas eu acho este samba-enredo ótimo. Aqui, acho que todo funcionou como deveria. A letra nos remete a todos os grandes momentos da história do Salgueiro, passando do início, os campeonatos, tudo está citado demonstrando a grandiosidade da escola. Além disso, sou fã do refrão deste samba, gosto muito da citação à famosa frase, além de arrastar o ritmo da música, mudando a melodia e trazendo uma parada para a letra. Neste caso, interpretação e composição foram ótimas.

6 – O Rio de Janeiro continua sendo….

01D143A3CA364D79B134AD24A664DE3E

Pra mim, este é o hino não oficial da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Não importa o que o resto do mundo pense, não importa o que ninguém pense, este é o resumo máximo do Rio, embalado em um samba-enredo muito bonito e que, infelizmente e injustamente, não foi coroado com o campeonato. Deveria. Não há nem muito o que se aprofundar aqui, pois tudo funcionou muito bem: letra, interpretação, melodia. E, como diz o refrão, “eu sou raiz desse chão/ e canto a minha emoção/ Salve o Rio de Janeiro”.

7 – Cordel Branco e Encarnado

salgueiro5292

Gosto muito da mistura de elementos dessa música. Trazer a referência ao cordel não só visual, mas também na canção, foi um diferencial muito bacana. A letra em si é boa, apenas, mas o ritmo e a melodia da canção roubam a cena e fazem uma das minhas composições preferidas, levando nossa imaginação a outro nível, parecendo que, realmente, quando falamos de cordel, o Salgueiro misturou o samba e o nordeste numa folia danada pra versar na Academia.

E vamos que vamos. No final, com 7 ficou pequeno! Dava pra citar umas outras 10 músicas marcantes, mas é a vida. Estas foram as minhas escolhas, meus sambas preferidos do Salgueiro, mas há muita música boa na escola. Vamos com tudo que, certeza, o carnaval de 2015 trará bons frutos! Serão todas homenagens aos já passados 450 anos de Rio de Janeiro e veremos o decano de títulos do Salgueiro! Boa noite e fui!

2 pensamentos sobre “Meus 7 sambas-enredo preferidos do Salgueiro

Deixe uma Resposta

