As 5 melhores cervejas do Have a Nice Beer

Revista09_2011.indd

Eu sou um antigo associado do Have a Nice Beer e vocês deveriam ser, também. Todo mundo deveria ser associado deles. Deveria existir o bolsa-Have a Nice Beer. A ideia dos caras é tão prática e fantástica que, por justiça, eu nem vou elogiar. Meu elogio não daria reconhecimento da magnitude do projeto, afinal; melhor que meu elogio é a prova empírica da genialidade do Have a Nice Beer, através do crescimento dos caras em tão pouco tempo. De um pequeno grupo de associados, agora, são uma loja monstra e cheia de opções.

Basicamente, o Have a Nice Beer consiste num “clube” de cervejas especiais, onde você se associa, paga uma taxa mensal e, por isto, ganha rótulos de cervejas especiais do mundo todo, além de uma revista com dicas de bebida e degustação. Foda, não é? Foda demais. Para quem gosta de cerveja, esta ideia é exatamente como ter o Papai Noel batendo todo mês na sua porta. E eu tenho; desde o começo da parada, eu só não comprei a primeira edição – porque não conhecia eles. Mas, da segunda edição em diante, todo mês eu ganho minhas cervejas aqui, bebo e sou feliz; é Natal todo ano. E são muitas cervejas boas. Demais, demais, demais.

Mas eu estou aqui para fazer listas e listas envolvem seleções. Por isto, na lista de hoje, eu resolvi selecionar as minhas 5 cervejas preferidas do Have a Nice Beer, pra dar uma ideia suave do que eu já bebi graças aos caras:

1 – Brew Dog 5 a.m. Saint

brewdog-5am-saint

Esta aqui é foda demais. Tão foda que a Brew Dog já veio em duas edições diferentes. Uma das cervejas mais fantásticas que eu já bebi. Muito lupulada, quase todos os tipos da marca em questão tem um gosto bem amargo e acentuado mas, ao mesmo tempo, dadas as receitas bem elaboradas – e criativas – possuem um aroma incrível. Sabe aquele cheiro de campo quando você vai pro mato no frio? Pois é. Você abre uma Brew Dog e esta é a primeira sensação; cria-se uma bolha, um casulo através da bebida e, basicamente, some tudo que está em volta; o que sobra é a sensação de que você está correndo no meio do campo e cercado de vegetação. Só o que importa é aquele cheiro maravilhoso, seguido do gosto muito, muito, muito aromático e que, por fim, é brindado com o amargo do lúpulo. E, de todas as Brew Dogs, a 5 A.M. foi a minha preferida, sendo perfeita demais. É uma coisa que não dá pra descrever muito, só experimentando mesmo; mas, com certeza, o que marca a todos é o cheiro incrível desta bebida. Parece que foi feita na hora.

A primeira vez que eu tomei a Brew Dog foi por causa do Have a Nice Beer mas, desde então, me tornei fã. Já experimentei outros tipos e, basicamente, todas cervejas da marca são muito boas. Vale muito a pena experimentar a maioria, embora o preço salgado no Brasil.

2 – Rogue Juniper Pale Ale

download

Esta é outra que o aroma manda. Eu não sou muito bom com papos de degustação, então tento descrever as cervejas com situações. Se a Brew Dog é um campo aberto no meio do mato, esta é horta no meio da cidade. Mais seca, menos aromática – mas também muito cheirosa – ela vai mais rápido ao ponto. O toque das famosas “juniper berries” (que dão nome à cerveja) dão a ela um gosto frutado, enfim, cítrica e interessante. Esta aqui, você beberia mais e degustaria menos, porque ela desce, ao natural, como uma grande festa da felicidade na garganta, matando a sede, a fome, tudo, pura vontade de beber.

Sendo mais leve que a Brew Dog, menos “seca”, ela se torna mais fácil de beber e mais adaptada ao consumo rápido. Por este motivo que eu disse que ela é uma “horta na cidade”. Ela sabe emular os aromas do campo e das cervejas BEM aromáticas, mas ao mesmo tempo agrada aquele cara que quer beber no bar pro consumo de quantidade, sem ligar muito pra degustação e estas frescuradas.

3 – Hi5K Black IPA

5000

Esta cerveja é indescritível. Foi uma das melhores coisas que eu já bebi na minha vida e, pra quem duvida que brasileiro saiba fazer uma boa cerveja, ta aí a prova. Eu não sei muito bem mas, pelo que entendi, começou como um rótulo especial do próprio Have a Nice Beer pra comemorar os 5 mil associados. E daí em diante é só festa e bebedeira.

Preta, não se comporta como as cervejas desta cor (sem aquele sabor de café/malte torrado forte); muito mais cítrica e aromática, você não sabe exatamente o que está bebendo. Ao mesmo tempo que era pra lembrar as Stouts, ela vem muito presente com a IPA e mistura tudo: a coloração e densidade das cervejas escuras, com o gosto e aroma das IPAS. No final, você bebe dois em um – com duas cervejas boas.
O aroma me lembrava ao longe as Brew Dogs, o campo, o verde e as frutas do mato mas, ao mesmo tempo, a textura da cerveja escura fazia a HI5k combinar muito melhor com ambientes frios e, por assim dizer, “comidas pesadas”; aquela coisa meio de inverno na cidade, saca? Dia cinza, meio deprê, não sabe o que fazer…bebe HI5k! Parecia uma cerveja que migrava do inverno para o verão, tudo ao mesmo tempo, compreendendo os dois mundos. Por isto, ao mesmo tempo leve e encorpada, a HI5k funcionou bem como um camaleão em dois locais distintos. Demais!

4 – Have a Nice Beer: Mikeller IPA

tumblr_mlip2faTDM1qguki7o1_1280

Outra com história interessante é esta cerveja aí. A Mikeller é uma micro-cervejaria nômade que, ao longo de sua pouca existência (surgiu em meados de 2000), nunca teve um solo fixo. A ideia veio da Dinamarca mas, ao que se entende, os caras fazem cervejas ao redor do mundo com várias parcerias e pessoas diferentes. Neste caso, a parceria veio com a própria Have a Nice Beer, que proporcionou uma edição especial – e muito boa – para seus associados. Esta é BEM menos aromática que as outras escolhidas da lista; no entanto, ao mesmo tempo, muito mais “leve”. Se todas as outras tinham uma lembrança ao “campo”, dado seus aromas, esta aqui é bem mais “urbana”. Muito leve e saborosa, o que se destaca neste rótulo foi o gosto bem cítrico (azedo), dando um toque muito singular a quem resolve beber, por sua “leveza” ao consumir, ao mesmo tempo que incorpora um gosto bem particular de frutas azedas.

Pra ser mais fácil de descrever, se você fosse tomar um porre, certamente tomaria desta aqui. Isto porque ela tem uma combinação de gostos que facilita beber mais, justamente por ser menos “erudita” que as outras da lista. Basicamente você não se preocuparia com aromas e sabores muito dificeis mas, sim, em beber mais e mais, graças ao leve toque cítrico que quase lembra um suquinho de alcool.

5 – La Guillotine

Cerveja-Belga-Belgian-Strong-Ale-La-Guillotine-330ml

Esta talvez seja a mais diferente da lista. Bem mais leve, bem menos aromática (inclusive que a Mikeller aí em cima), o toque desta cerveja é no paladar, não nos outros sentidos. Se o nome já sugere (A Guilhotina, em português), a proposta era, como diz, fazer uma cerveja que chocasse. E choca. Por ser bem carbonatada – ou seja, que produz muitas “bolhas” – é uma cerveja que dá um certo incômodo na língua; você sente aquelas bolhas de gás roçando e coçando enquanto bebe…e isto não é exatamente ruim.

Dada a cremosidade e o leve sabor, o contraste das bolhas cria uma mescla do caralho no seu paladar, que vai ficar confuso e sinistramente “chocado” com a série de informações; parece que você está tomando uma forte combinação de água com gás, com uma cerveja pilsen bem levinha, não muito amarga. No final, La Guillotine, como o nome sugere, funciona como a proposta inicial; ela vai te deixar estasiado e poucas garrafas não lhe satisfarão. Se a homenagem ao nome era pirar a cabeça do consumidor, conseguiram. O universo da cerveja de paladar leve mas com “um toque especial” cria aquela sensação de nunca estar satisfeito. Você bebe, bebe e bebe. Quer sempre repetir a sensação das bolhas de gás explodindo na sua boca.

E era isto, galerinha. Associem-se no Have a Nice Beer, bebam as cervejas que eu indiquei e sejam felizes! Bom final de Domingo a todos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s