Champignon morreu!

886253_champignon-baixista-do-charlie-brown-ric-tv-chorao-e-encontrado-morto

Não faz muito tempo escrevi um texto sobre a morte do Chorão (que você pode ler aqui). Agora, nós somos pegos de surpresa com o (provável) suicídio do Champignon, baixista e também figura muito importante no CBJR, além do cenário musical brasileiro. Acho que as palavras daquele texto só são reforçadas, enfim, não há nem muito a acrescentar, escrever mais, ou aumentar. É mais uma figura que marcou minha adolescência e que foi dragado pelo fim dos anos 90/2000, outro simbolo que deixou se esvair e acabou, como a própria música da banda, “engolido pelo mar“. Morte trágica e bizarra, um suicídio, em tão pouco tempo é a segunda figura daquela época que se vai de maneira leviana, em uma situação que poderia ser evitada. Mais um que engloba a lista do “e se…“, pensando o que poderia ser feito mas não foi. Todo moleque quis tocar baixo como o cara, todo moleque usava os mesmos bermudões e boné virado, todo moleque tinha os mesmos trejeitos e falava as mesmas gírias, todo moleque queria levar a vida numa banda e andando de skate; todo moleque via em Champignon aquilo que queria ser quando crescesse: um eterno moleque.

Se comprovado, o suicídio só prova que não adianta, mesmo sobre a carapuça do eterno moleque de bermuda e tatuado, do malandro das gírias e do skate, até para Champignon o tempo chegou, a depressão bateu e não tem nostalgia para aplacar o caminho que muda e engole sobre o passar do tempo. É o fim da década e de mais uma figura que a marcou, como tantas outras, deixando o mundo de maneira trágica. Coloco aqui minha singela homenagem, com a música mais foda, onde Champignon destruia no baixo; lembro que na primeira vez que eu ouvi, me fez pensar algo como, “caralho, eu TENHO que aprender a tocar baixo!“, mesmo tocando guitarra toda minha vida e não tendo a menor vontade de me dedicar aquele instrumento. Mais um que me marcou, outro que foi. É a vida.

Deixe uma Resposta

