A beleza destruidora dos tornados

E mais uma vez os americanos são assolados pela força destruidora da “temporada dos tornados”, este período do ano em que ocorre uma explosão de fenômenos do tipo e tomam conta da região conhecida como “alameda dos tornados”, responsável por aproximadamente 70% das ocorrências do fenômeno em todo o planeta. Você tem ideia do que representa esta proporção?

Especula-se que ocorram cerca de mil tornados por ano na Terra e já foram registrados fenômenos do tipo em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida. Ou seja, destes mil tornados DO MUNDO TODO, cerca de 700 por ano passam por esta região destacada em vermelho, aqui:

corredor_tornadosFoda, né? Segundo o Wikipédia, “Os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri estão totalmente incluídos na Tornado Alley, bem como o nordeste do Texas, leste do Colorado, norte da Luisiana, centro e sul do Minnesota e Dacota do Sul, noroeste do Mississippi, centro e sul do Illinois, sudoeste do Indiana, e partes do centro, sudeste e sudoeste do Nebraska, pequenas áreas no extremo oeste do Tennessee e Kentucky e algumas zonas do Wisconsin“. Basicamente, 5 estados e mais uns puxadinhos sofrem com 700 ocorrências do fenômeno NO ANO.

E é por isto que, como sempre, vimos as reportagens e as situações que aconteceram há poucos dias, em Oklahoma, com a morte de aproximadamente 24 pessoas (os números ainda divergem). Dois anos atrás, em Joplin, no Missouri, um tornado de força F5 matou aproximadamente 160 pessoas. E todo ano as coisas se repetem, muito por causa da imprevisibilidade de concluir quando ocorrerá um novo fenômeno. Nesta região, na “alameda dos tornados”, há todos os tipos de avisos para prevenção: sirenes, centros de pesquisa, gente especializada. Mas não adianta, os tornados ainda são um dos fenômenos mais imprevisíveis de todos os conhecidos.

Sabe-se que eles são colunas de ar em altíssima rotação, originadas de nuvens do tipo Cumulus Nimbus. Eles se formam quando uma massa de ar ascendente, quente e úmida encontra-se com uma massa de ar fria e seca. O ar frio e seco é então forçado para baixo, desencadeando a bagaça toda. Ainda não se tem certeza do porquê o bicho começar a girar e fazer aquela merda colossal, mas muito se especula quando ocorre um processo conhecido como cisalhamento do vento. E a “alameda dos tornados” se torna uma região suscetível ao fenômeno justamente por ser encontro de caminho das massas quentes oriundas do México, com as massas frias oriundas do Canadá. Aí a porcaria está feita.

oklahoma-ef4-november-111111

Os tornados são divididos em 5 grupos, dependendo de sua força de rotação, todos hierarquizados na escala Fujita. Os F1 – os mais fracos – pouco causam destruição e alcançam ventos de aproximadamente 100km/h, durando poucos minutos e tendo um diâmetro bem pequeno. Já os F5 – os mais raros e destruidores – podem possuir uma rotação de até 600km/h! Além disso, podem alcançar alguns quilômetros de diâmetro e duram mais tempo, chegando até a ficar mais de 1 hora em solo. Foi um F5 que devastou Oklahoma há alguns dias, assim como foi um F5 que devastou Joplin, 2 anos atrás.

Mas, tirando todo este papo histórico-científico, ainda assim, os tornados são muito bonitos. E é por isto que eu resolvi reunir 15 vídeos do fenômeno, que eu acho fantástico, com alguns extras bacanas. Sem mais delongas, segue:

1 – Tornado em Joplin, 2011

2 – Tornado em Miami, 1997

3 – Tornado em Elie, 2007

4 – Tornado em Oklahoma, 2008

5 – Tornado no Mississippi, 2011

6 – Tornados em Iowa, 2011

7 – Tornado em Wilson, 2011

8 – Tornado em Edmond, 2013

9 – Tornado no Texas, 2013

10 – Tornado no Kansas, 2013

11 – Tornado no Kansas, 2004

12 – Tornado em Tuscaloosa, 2011

13 – Tornado em Oklahoma, 1999

14 – Tornado em Indiana, 2012

15 – Tornado em Wilkin, 2010

Bônus:

Resolvi fazer um compilado de outros vídeos interessantes, de tornados ou da causa deles. Segue.

Tornados no Brasil:

Limeira

Tubarão

Nova Iguaçu

Uberlândia

Indaiatuba

Video dentro do aeroporto de St. Louis, enquanto um tornado se aproxima

Tornado com fogo

Video de um loja de pneus e o tornado passando

Video de um quintal e o tornado passando

Mini-Tornado invade torneio

É isto, galera, até a próxima. Durmam bem e tenham bons sonhos com tornados!

Anúncios

Um pensamento sobre “A beleza destruidora dos tornados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s