A voz da razão

14988009

Longe de mim querer ser o arauto da tragédia, mais uma vez. Alias, como eu bem disse no dia 28 de Janeiro deste ano: não estamos falando de tragédia, mas de irresponsabilidade. Mesmo assim, não quero carregar os frutos da árvore podre do governo e ficar fazendo jornalismo de sangue, contabilizando corpos somados pela negligência. Lembro que no mesmo artigo, um dia depois, eu escrevi a seguinte passagem:

Não precisou nem uma semana, nem mesmo um dia, para eu confirmar o que eu postei ontem na madrugada. Em poucas horas, as atitudes de todos aqueles que deveriam presar pela segurança (mas não o fizeram), o desespero em tentar parecer sério e preocupado, ou ocultar provas, ou aprovar qualquer tipo de medida às pressas para “evitar que outra tragédia ocorra“, são as maneiras mais hipócritas de disfarçar o erro deles próprios, cobrindo tudo com um imenso véu de seriedade forçada. Este tipo de atitude só garante o que anteriormente eu tinha dito: por que a fiscalização em massa ocorre DEPOIS do acontecido? Porque precisa dar uma merda gigante pra, aí sim, rolar uma união entre prefeitura, deputados e agentes para fiscalizar as boates do Brasil? É preciso morrer 230 pessoas pra se tomar alguma atitude?

E digo mais: daqui a 6 meses, lá pelo meio do ano, os mesmos órgãos que agora estão tentando fazer tudo parecer sério e cheios de preocupação, sequer vão se importar com o fato de milhares de casas noturnas irregulares continuarem abertas. Podem apostar.

14988069

Errei por pouco, subestimei a morosidade daqueles que governam as terras tupiniquins. Não foram necessários os 6 meses que eu citei. Em 5 meses, aproximadamente, tivemos mais um espetáculo de horror em uma casa noturna gaúcha. Por sorte e ironia do tempo, desta vez vazia. Ninguém morreu; mas a irresponsabilidade continua existindo. Se em menos de 6 meses tivemos duas casas pegando fogo e quase 300 mortes, o que esperar em 2 anos? Com a patética atuação da política nacional, é difícil não esperar dê mais merda num futuro próximo. Como eu bem disse, é só questão de tempo.

A pergunta que não me cala é uma mera questão de consciência moral: ou eu sou Mãe Diná e consigo prever o futuro, ou a fiscalização brasileira é tão patética que um simples cidadão (como eu), sem nenhuma formação em segurança predial, consegue tirar conclusões precisas de como os órgãos de Estado atuam.

Qual é a resposta mais cabível?

Para quem não está entendendo nada, só clicar no link aí.

Um pensamento sobre “A voz da razão

Deixe uma Resposta

