Os 15 álbuns de metal que você deve ouvir

Estes dias eu descobri que o álbum Arise, do Sepultura, estava fazendo 25 anos. Isto mesmo, um quarto de século, a minha idade, um baita tempão, fruto do final dos anos 80 como uma nova escola de (thrash) metal que, inclusive, estourou no Brasil e foi o responsável por alçar um monte de bandas boas, como o próprio Sepultura, ou Korzus, ou Dorsal Atlântica, entre outras.

Me peguei pensando quais seria os 15 álbuns de metal que eu deveria recomendar para uma pessoa, caso ela me perguntasse algum dia sobre o estilo. E resolvi fazer esta lista, sem me preocupar muito com gêneros e tentando colocar de tudo um pouco. Sem mais delongas, segue.

1 – Sepultura – Arise

Sepultura - Arise

Abrindo o artigo com o álbum que originou a ideia. Este álbum, além de um marco nacional, é uma referência histórica mundial; o próprio Sam Dunn – que fez dois documentários sobre o tema – reconhece a importância de Sepultura na história do metal. A releitura do thrash feita pele banda, com a mistura de elementos nacionais, acabou criando um dos sons mais emblemáticos da história. Este cd, até hoje, é reverenciado como um dos melhores do metal.

2 – Death – Sound of Perseverance

TheSoundOfPerseveranceCover

Eu já fiz um tópico sobre a importância de Death para a música, que você pode ler clicando aqui. Eu nem vou perder muito tempo comentando sobre o álbum porque seria chover no molhado, depois do meu artigo. Death é foda, este cd é o melhor deles, enfim, isto basta para defini-lo na minha lista.

3 – Symphony X – Symphony X

Symphony Xcover

Este é o álbum de abertura da banda, o único com Rod Tyler no vocal e o meu preferido. O som da banda tem toda uma vibe meio música clássica, misturada com umas participações deste vocalista – que até lembra um pouco o Freddie Mercury – e dá toda uma sonoridade muito singular para o projeto. Enfim, não sei porque ele não seguiu com a banda depois (que lançou outros álbuns muito bons), mas deixou sua marca registrada neste épico de estreia.

4 – Blind Guardian – Follow the Blind

blind-guardian-follow-the-blind

Sou fã de Blind Guardian e acho que é uma das poucas coisas do Power Metal que não soam cafona ou ruim. Hansi é um baita vocalista, a banda é fantástica e eles falam de Sr. dos Anéis, que eu sou fã e nerd. Acho um desrespeito, alias, na trilogia do filme constar várias músicas lixo da ridícula da Enya e, Blind Guardian, muito melhor, não ser creditado nem um som no final do filme. Enfim, este é o melhor álbum da banda e vale a pena ser ouvido na íntegra. Tive a oportunidade de ir no show da banda e a presença de palco deles é muito bacana, a qualidade sonora da banda não muda nada para o que é feito em estúdio e o que é apresentado em palco.

 

5 – Dillinger Escape Plan – Miss Machine

00_Front Cover

DEP faz umas incursões no que é conhecido como Mathcore, alguns defendem que isto não é metal, mas foda-se, eu considero metal e pronto. É uma banda experimental que acaba tocando um som mistura de metal, hardcore e jazz, que, sejamos sinceros, possui um dos resultados mais singulares do planeta. Eu já tinha escrito um pouco sobre a banda aqui e o álbum escolhido é o primeiro com o vocalista Greg Pruciato; cd incrivelmente foda.

6 – Slayer – God hates us all

album-god-hates-us-all

Quem não gosta de Slayer, não é do bem. E, dentre tantos os álbuns foda do Slayer, este é com certeza o de maior destaque. Não há muito o que comentar um álbum que já abre gritando freneticamente a frase “God Hate us All“. Basta apenas ouvir para entender a importância deste cd para a música e, principalmente, para o metal extremo.

7 – Tankard – Chemical Invasion

Tankard - Chemical Invasion (1987)

Todo mundo sabe que Tankard é a melhor banda do mundo. Eu já foi em dois shows, sou fã pra caralho e, claro, não deixaria de colocar na minha lista. Chemical Invasion é o meu álbum preferido, cheio de sucessos marcantes e com uma pegada ainda meio “underground”, de uma banda que estava começando a surgir no cenário mundial. Fantástico demais.

8 – DRI – Thrash Zone

14352

DRI é o resumo de tudo que é escroto (no bom sentido) no submundo do metal. Thrash Zone é um símbolo, não só como disco, mas também como imagem. A capa do cd, com o bonequinho fazendo a pose clássica, ficou marcada na história de pessoas do mundo todo. Haveria de constar na minha lista.

9 –  Iron Maiden – Powerslave

powerslave

Iron Maiden foi a banda que cunhou o New British Metal, levou nas costas milhões de fãs, lota estádios, tá na ativa aí há uma caralhada de anos lançando sempre algo novo e bom e, porra, tem currículo para cagar na cabeça de qualquer pessoa no planeta. Tinha que entrar na minha lista, justamente com o meu álbum preferido.

10 – Lamb of God – Ashes to Wake

folder

Lamb of God é uma daquelas bandas que eu descobri faz pouco tempo e achei fantástica. Os caras se intitulam groove metal, ou metal puro americano, ou sei lá como vocês queiram chamar, o importante é ouvir este álbum e entender porque ele está na minha lista. Metade das músicas do cd são, de fato, as melhores músicas que eu já ouvi para um moshpit sereno, uma puta explosão sonora que tem uma marca registrada de um ótimo trabalho.

11 – Metallica – And justice for all

metalização

Eu nem sou muito fã do Metallica, acho a briga do Lars com o Napster uma das coisas mais babacas do mundo, mas este álbum é muito foda. Do começo ao fim, só clássicos, uma guitarra muito boa, bateria excelente e músicas que marcam até hoje, como Blackened e One.

12 – Pantera – Vulgar display of power

Pantera-Vulgar-Display-Of-Power

Pantera é daquelas bandas tipo Slayer que, se você não gosta, você deve ser crucificado e queimado vivo. Não existe muito o que discutir sobre as músicas, sobre a sonoridade da banda, enfim, Pantera é Pantera e ponto.

13 – Dimmu Borgir – Puritanical Euphoric Misanthropia

Puritanical+Euphoric+Misanthropia+NB+5272

Tire toda a pose de malvadeza do Black Metal e aquelas frescurinhas de se pintar e ficar pagando de mal; porra, Dimmu Borgir é uma das bandas mais competentes de todos os tempos e produz um cd clássico atrás do outro. Merecia, claro, entra na lista com o meu álbum preferido.

14 – System of a Down – System of a Down

system_of_a_down-system_of_a_down-frontal

Este seria, talvez, o item mais polêmico de todos. Afinal, muita gente considera SOAD Nu Metal e todo mundo sabe que Nu Metal é uma merda. Mas foda-se, para mim o estilo de SOAD é um estilo próprio que só eles fazem e, mesmo com todas as diferenças das outras bandas da lista, ainda é metal. Um metal diferente, mas é; e este cd de abertura é, sem dúvidas, o mais fantástico da banda.

15 – Helloween – Keeper of the Seven Keys, part 1 & 2

1987 - Keeper of the Seven Keys Part I

Helloween - (1988) Keeper Of The Seven Keys Part. II Front

O último item é também um bônus, na medida que são dois cds separados que se complementam. To nem aí para a farofada que é o Power Melódico, se o cara do Helloween usa calça de couro e canta que nem mulherzinha, este álbum (quase) duplo é uma das coisas mais fantásticas do metal. Ainda inclui o sucesso “Halloween”, que todos sabemos ter um dos melhores solos de todos os tempos. Fim de papo.

PS: Eu iria fazer uma lista com 10 álbuns, mas como existe tanta coisa foda no metal, tive que aumentar. Já percebi que ainda ficaram faltando uns 8 cds muito muito bons, então provavelmente terei que fazer a parte 2 num futuro próximo. 

E era isto. Boa Noite, me sigam e continuem me acompanhando.

6 pensamentos sobre “Os 15 álbuns de metal que você deve ouvir

  1. que lista de bosta.

    como q vc fala que fã de metal e nao gosta la tanto assim do metallica? o and justice for all mal é um album de metal, e mesmo se fosse não estaria entre os melhores nem do próprio metallica e se vc tivesse no lugar do lars na época faria a mesma coisa que ele fez.

    o arise de jeito nenhum é o melhor album do sepultura e idem pro iron maiden.

    o slayer é o sanguessuga do big 4 sempre na cola do metallica e do megadeth

    esse album do system é mto cru, foi algo de começo de banda apenas pra eles acertarem a pegada deles, perto do toxicity e do mezmerize, esse album é só mais um pra pegar poeira no estante.

    nao sei das outras bandas pq nao conheço, mas a julgar pelas que vi, vc nao entende bosta nenhuma de metal

    1. Nossa. Como vc fala merda. Vc é burro cara? Sua conversa é burra. Q escroto. Deve ser mais um desses mlks rockeiros desempregados ou no submundo do trabalho puto com a vida. Pra que falar merda do autor da lista? Faça melhor então. Não concordo 100% com a lista dele. Mas mais da metade achei uma ótima iniciativa falar a respeito. Slayer pra mim é a segunda melhor banda do big four. Curto o tinhoso e suas palavras nessa banda. Aposto que nunca viu os caras ao vivo nos anos 90.devia ser adolescente de quinta categoria mesmo. Fuck anyway

  2. Parabéns pela lista.
    com certeza Arise é o melhor álbum do sepultura ! muito foda
    tankard todos os álbuns são muito bons ! Só não concordo com o álbum do metallica , acho o master of puppets o melhor deles, não estou te julgando é gosto somente. hehe
    mas é isso ai , tem muito som ai de qualidade .
    abraço

  3. Falto PowerWolf ai na lista hehe banda zica!

    Olha não curto Metallica e nem Sepultura não sei por que, já ouvi todas as musicas e não gostei é uma questão de gosto mesmo.

    O resto eu curto bastante ultimamente to ouvindo Rhapsody of Fire, gostei muito.

Deixe uma Resposta

