As 15 melhores obras de Rembrandt

220px-Rembrandt_aux_yeux_hagards

Fazia tempo que eu não mandava um post destes, então gostaria de reativar a ideia. Para quem é mais velhinho no blog, já deve ter visto o post sobre Van Gogh, ou o post sobre Dalí. Desta vez, vou seguir numa linha mais clássica, postando um cara que uns tempos atrás eu sequer tinha conhecimento da obra; fui mesmo achar fantástico depois que eu fui pra Europa e tive a oportunidade de ver de perto. Um trabalho fenomenal.

Rembrandt era um sujeito com um estilo muito convicto, fazia uma mistura de tons de cores muito vívidos e fortes contrastes, dando forma às suas pinturas devido ao intenso jogo de luz e sombras, que criavam um efeito de profundidade muito marcante à obra, além do grande impacto visual criado pela diferença de luminosidade dos ambientes retratados. Diz-se que Rembrandt muito aprendeu com as técnicas de Caravaggio e Da Vinci, conhecidas como chiaroscuro. Para isto, Rembrandt pintava em camadas, partindo dos planos mais fundos da peça e terminando nos planos mais próximos, com quantidades de tinta tão grandes que acabaram dando um efeito de táctil aos seus quadros, que ficam parecendo ter um relevo proposital.

Um fato curioso é a sugestão de uma neurobióloga, alegando que provavelmente Rembrandt tinha uma disfunção oftalmológica que não o permitia enxergar em profundidade; isto, claro, o ajudou em suas criações, sendo mais fácil para o artista fazer a transposição do que se via para o que se pintava, na medida que o mesmo já enxergava em 2D e passava tudo para o quadro, também em 2D.

Como Van Gogh, Rembrandt também era oriundo dos Países Baixos e, quem já teve a oportunidade de passear por lá, sabe que as cidades são um constante museu-aberto de ambos os artistas, com muitas referências e diferentes casas que homenageiam a obra dos dois, como o próprio Museu Rembrandt que, também, foi a casa aonde o pintor morou em vida:

amsterdam41

Rembrandt também dá nome a um dos personagens do elenco do filme The Warriors – Selvagens da Noite. Personagem este que, justamente, carrega o nome do pintor por ser o “artista” da gangue, sendo o responsável por fazer as pichações na cidade por onde o bando passa:

D0153f

Sem mais delongas, segue:

A ronda noturna

The_Nightwatch_by_Rembrandt

PS: curiosamente, esta obra já foi atacada por dois malucos diferentes. Um rasgou a tela com uma faca, em ziguezague, o outro atirou ácido para corroer tudo. Os restauradores ninjas conseguiram fazer a coisa voltar a sua forma original, mas quem tem a oportunidade de ver ao vivo, consegue perceber as “cicatrizes” da facada, visíveis até hoje. 

A descida da cruz

A descida da cruz Rembrandt

A lição de anatomia do Dr. Tulp

The_Anatomy_Lesson

Os síndicos do grêmio de tecidos de Amsterdam

800px-Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_092

Cristo na tempestade do Mar da Galileia

Rembrandt_Christ_in_the_Storm_on_the_Lake_of_Galilee

Filósofo em meditação

Filósofo em Meditação - Rembrandt

Titus vestido de monge

Rembrandt Hermnszoon van Rijn

O rico insensato

Rembrandt_-_Der_reiche_Narr

O banho de Bestabé

Rembrandt_ mama

São Mateus e o anjo

2061big

Festa de Belsazar

2064big

Moinho

moinho

Adoração

adoracao

A volta do filho pródigo

Rembrandt, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Holanda, 1606-1669, A Volta do Filho Pródigo 3

São Paulo

sao-paulo-por-rembrandt

Bom, galerinha, por enquanto é só. Continuem me seguindo, visualizando o blog e comentem! Boa Noite!

Editado dia 18/03/2013: Foi descoberto recentemente um auto-retrato do pinto, avaliado em muitos milhões de dólares! Quem quiser conferir mais informações, clique aqui.

Advertisements

15 pensamentos sobre “As 15 melhores obras de Rembrandt

  1. Muito bom , da pra viajar vendo as obras pena q só consigo ver obras aqui quem sabe um dia tenho a condições de visitar um pouco a Europa. Mas por ora muito obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s