10 personagens animados nada educativos

Mr Burns

Alguém já deve ter percebido isto, além de mim. Você já notou a quantidade de personagens que passaram por nossa infância (ou que ainda passam), mas que, analisando mais profundamente, são completamente errados? Uma série de desenhos animados que acompanharam a nossa formação de caráter e crescimento moral, por muitas vezes, não auxilia muito no nosso processo de aprendizado.

É incrível que, quando nós somos pequenos, nos proíbem de diversas coisas nas mais diferentes esferas. Nos proibem de ver determinados filmes, assistir determinados programas de televisão, jogar alguns jogos de video-game, mas deixam passar em branco outros muitos programas que, va lá, tirando o humor infantil, são tão ou mais “influências erradas” do que muitos dos objetos proibidos. E é por isto que eu resolvi listar, aqui, aqueles 10 personagens que todo mundo conhece, todo mundo via algum desenho quando novo, mas que ainda assim são completamente errados.

Sem mais delongas, segue a lista:

1 – Popeye

popeye

O Popeye é o grande resumo deste artigo. O cara é completamente errado em todas os sentidos e, querendo ou não, era um desenho veiculado para crianças, em horários de programação infantil e que nunca sofreram qualquer tipo de proibição. O cidadão passa o episódio inteiro brigando, fumando (afinal, tem um cachimbo), arrumando confusões, além de ser o estereótipo mais convencional do anti-herói tradicional: um marinheiro beberrão e tatuado.

Não bastasse isso, ainda é o protótipo do cidadão anabolizado, que toma um “produto mágico” (no caso dele, o espinafre) e cresce desproporcionalmente de uma hora pra outra, aparentemente sem nem fazer uma atividade física.

2 – Ikki

439845-ikki6

Ok, se nós pegarmos todo o desenho Os Cavaleiros do Zodíaco em si, podemos configurar várias situações totalmente longe do universo adequado para crianças. Mas, Ikki era destaque impositivo da parada toda.

Isto porque ele era completamente violento e descreditado de qualquer senso de bondade e humanidade, agindo no maior instinto de vingança mortal contra tudo e todos, inclusive seus familiares (como o irmão). Ele chegava só para tacar o puteiro mesmo e matar geral. A lógica dele era, basicamente, ser uma mistura de Chuck Norris com Rambo, programado para matar e destruir tudo que cruzasse o seu caminho e tentasse atacar os seus objetivos.

3 – Pernalonga

9277pernalonga

Poxa, o Pernalonga era um babaca bem disfarçado de mocinho. Tirando todo humor escondido e as piadinhas clichês do coelho, o personagem não era apenas um animalzinho sabichão e sagaz. Pernalonga era uma máquina de colocar todos os seus inimigos (e amigos) em situações incrivelmente complicadas e completamente nocivas, justamente para dar umas poucas risadas e, depois, soltar um de seus clássicos bordões para ficar imortalizado. Um camarada destes é um completo sádico, observando o sofrimento alheio por pura diversão, quase um sociopata.

4 – Garfield

garfield-na-praia

Ta aí mais um que passava um certo ar de tranquilidade, totalmente carismático e querido, mas no fundo era completamente nonsense e moralmente errado. Garfield tratava mal todos a sua volta, seu dono, seus amigos, seus inimigos, além de ser um enorme glutão e preguiçoso, vivendo ansiosamente pela próxima refeição (de preferência, lasanha) e sem muitas obrigações além disto. Garfield é, possivelmente, o melhor resumo dos 7 pecados capitais em um personagem só. Além de tudo, um personagem teoricamente infantil, sobre a pele de um gato boa pinta e amistoso.

5 – Tio Patinhas

tumblr_lsjrwkCyf81r3nus0o1_1280

O cidadão era um sovina escroto que se orgulhava de ser trizilionário e não dividir um centavo sequer nem com seus familiares mais próximos. O protótipo perfeito do rico babaca. E, não satisfeito com isto, quando ele resolvia viajar pelo mundo afora (DuckTales), suas peripécias basicamente se resumiam a explorar os países de terceiro mundo para descolar uns tesouros raros e subjugar os moradores locais, tratando-os como verdadeiros micos amestrados prontos para serem explorados. Era quase uma mistura de Indiana Jones com Mr. Burns (Simpsons), rico e explorador.

6 – Batman

Batman_em_Ano_Um

Vamos aos fatos: Gotham City é, possivelmente, uma das cidades (fictícias) mais desiguais do planeta. Há poucos ricos e muitos pobres. E, justamente isto, é um dos principais motivadores para a criminalidade e corrupção aflorarem tão facilmente nas camadas mais pobres da cidade: a falta de oportunidades, afinal, leva a maior concentração de crimes.

Daí que o cidadão mais rico da cidade – o herdeiro bilionário Bruce Wayne – dono de uma fortuna incalculável, um dos sujeitos mais ricos do mundo, resolve de uma vez por todas dar um basta no problema. Como ele faz isso? Construindo escolas, oportunidades de emprego e diminuindo a desigualdade da cidade? Não. Vestindo uma fantasia milionária e dando porrada em todo mundo. Ponto. Dava pra ser mais errado do que isto? É a personificação animada do governo brasileiro.

7 – Mestre dos Magos

mestre dos magos

O Mestre dos Magos é romanticamente lembrado como aquele velhinho bonzinho, do desenho sem final, que arduamente sofria para tentar colocar nossos heróis de Caverna do Dragão de volta em seu mundo. Mas, quem já leu o script (o original, não aquela lenda urbana bizarra) do último episódio, sabe que ele é malvado e totalmente escroto.

Mestre dos Magos mantém a galera presa ali, sem ao menos avisar, justamente pra poder libertar o seu filho (o Vingador) de uma bruxaria cabulosa. Aquele bondoso velho é, na verdade, um cínico bastardo, que coloca um monte de crianças em situações perigosíssimas, só para cumprir sua vontade e que nada tem a ver com o destino dos moleques.

8 – Ash

ash desenho

Fala sério, né. Todo aquele desenho é errado, mas Ash merece destaque. A moral BÁSICA de Pokémon é catar uns bichos muito loucos da natureza, que estão ali em paz e harmonia com a sua liberdade, aí aprisiona-los com uma bola mágica minúscula e, quando bem entender, coloca-los pra brigar entre si sem mais nem menos, só pra provar que os humanos – no auge do egocentrismo – são fodas pra caralho. Não bastasse isso, ainda rola todo um campeonato pra ver as criaturas se digladiando e se batendo, enquanto um monte de gente assiste e se diverte e a televisão filma e taca na mídia. Foda, não?

9 – Benton Quest

BentonCU002

Vai dizer que Benton não era totalmente politicamente incorreto? O cara “adotou” (pra não dizer sequestrar) um indiano, passava o mundo viajando para países de terceiro mundo para destratar os locais (tal qual Tio Patinhas), mas insatisfeito com isto e, embora tivesse um segurança treinado, quem resolvia 99% dos seus problemas eram duas crianças que trabalhavam quase como escravos: seu filho e o indiano “adotado”.

E, depois de todo sofrimento alheio, Benton recebia as glórias e era reconhecido todo pimpão pelo governo britânico, como se ELE tivesse feito o trabalho sujo e árduo da jornada.

10 – Felícia

2798

A Felicia é uma protetora dos animais ao contrário. A moça adorava animais, ok, louvável da parte dela. Mas ao invés de trata-los com dignidade, a garota desenvolvia uma afeição quase psicótica pelos bichos, esmagando-os e aprisionando-os bizarramente, só para acalmar os seus anseios de ter os animais ali perto dela, quando ela precisasse sem um motivo real aparente além de abraça-los até quase a morte.

E então é isso, galerinha. Chega ao fim a minha lista e espero que vocês gostem. Gostaria de lembrar que é uma lista lúdica, só para “brincar” com a moral real de personagens fictícios. Nenhum destes desenhos deveria ser proibido, porque todos são incrivelmente bons. Alias, nem jogos, nem filme, nem porra nenhuma deveria ser proibida. Não é o que você assiste que vai fazer de você um maluco psicopata; isto já vem do berço.

Boa noite e continuem me seguindo!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s