Black Friday Brasil – o melhor e o pior

Daí que eu estava terminando 3 outros posts, mas de supetão apareceu esta oportunidade pra falar sobre o evento do título em questão. Como eu sou um belo consumista e fiquei todo emocionado com a possibilidade da versão tupiniquim daquele famoso evento americano, confesso que participei ativamente, olhando praticamente TODAS as ofertas de todos os sites, oferecidas e reunidas neste link

Como era de se esperar, uns 90% das promoções foram frustrantes. A galera das lojas inflou preços, mentiu descaradamente e não teve desconto significativo nenhum, como estavam anunciando fazia umas semanas. Mas, uns outros 10% dava pra garimpar coisas decentes aqui e ali. E é por isso que eu resolvi fazer os 3 melhores e os 3 piores de cada um, com um destaque bônus em cada item. Sem mais delongas, segue a lista:

O melhor:

1 – Submarino

Destaque positivo. Sou fã da loja, compro direto justamente por causa dos descontos absurdos e, novamente, não decepcionou. Torrou o preço de uma boa parte de produtos específicos, mas ainda colocou todo site com 12% de desconto (em pagamento de boleto ou bankline) e frete grátis. Quem estava com um bom dinheiro, fez a festa no site. Mesmo quem não estava, conseguiu garimpar uns bons produtos com um desconto considerável. Valeu a pena percorrer todos os setores do site só para achar nos mais perdidos confins alguma promoção bacana.

2 – Americanas.com

Também não poupou esforços, conseguiu colocar uma gama de produtos com descontos consideráveis e seguiu o caminho do Black Friday original. Dava pra encontrar ofertas violentas em uma grande variedade de produtos, optando por torrar a grana de diferente maneiras e adiantar o Natal com uma boa economia. Quem teve paciência e soube garimpar, com certeza encontrou boas promoções e saiu bem satisfeito com as propostas da Americanas.com.

3 – Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi mais específica, mas me agradou bastante. Eu confesso que mal e mal olhei as outras promoções dos outros produtos, mas eles simplesmente colocaram uns 4 tipos de notebook torrando o preço de uma maneira absurda. Quem queria comprar este tipo de produto certamente optou por eles. Em um dos itens que eu vi, o desconto chegava a 47%! Isto se tratando de NOTEBOOKS, que geralmente são ofertados com uns descontinhos mixurucas. Valeu a pena pra quem foi atrás e estava interessado neste tipo de produto, conseguiu fazer uma boa economia com a loja.

Bônus: Saraiva

Eu confesso que nem achei as promoções específicas da Saraiva tão agressivas assim. Várias coisas com um desconto mais ou menos e olhe lá. Mas a Saraiva entra no “bônus” pelo método de “desconto progressivo” que eles fizeram com os livros – e isto foi genial. Quanto mais você gastava, mais desconto você ganhava na compra dos livros, justamente impulsionando os consumidores a comprar mais, por um preço melhor. Valia a pena para quem queria pegar uma boa quantidade de diferentes peças e economizar bem.

O pior:

1 – Tam 

Eu gosto muito do serviço da Tam e já deixei claro neste post, mas o Black Friday deles foi frustrante. Ao meu ver, a moral BÁSICA do Black Friday é, justamente, queimar os preços de produtos ao qual TODO mundo deseja e que, claro, representam o “carro chefe” da loja em questão. A Tam fez o contrário. Tinha bons descontos? Tinha. Mas era algo como “Viaje para o Acre dia 11 de Abril de 2013 por 90% de desconto!“. Isto é inútil, não é promoção; eles queimaram os preços de itens ao qual ninguém tinha interesse, o que visivelmente não beneficiava o cliente, apenas eles mesmos. Promoções para final de ano, feriados, nada tinha desconto. Só para viagens completamente malucas em datas horríveis. Decepção total para mim, até porque foi a única cia. aérea que abertamente “entrou” no Black Friday Brasil.

2 – Kabum

Quem compra no site deles, sabe que os preços são absurdamente baratos para a linha de informática. Então você imagina como estavam as expectativas quando eles anunciaram até 70% de descontos, né? Creio que as promoções do site eram as mais aguardadas da internet. Mas, logo que virou a meia-noite, quem conseguiu entrar no site, já viu a frustração que era. Poucos itens tinham o desconto alto e a maioria era completamente inútil. Os produtos que todo mundo esperava estavam com preços inflados e descontos horríveis, apresentando – as vezes – uma diferença de pouco mais de 10 reais entre o preço original e a promoção. Ridículo total.

3 – Walmart

Eu confesso que o Walmart até tinha umas promoções boas. Mas a minha reclamação não vai nem para os descontos em si, e sim porque o Walmart foi completamente autoritário e babaca. A minha esperança (assim como de boa parte de pessoas, acredito eu) era poder COMPARAR preços entre Walmart Brasil e Walmart EUA e ver se valia a pena comprar aqui, lá, ou não comprar porra nenhuma. Pois é, mas toda e qualquer tentativa de entrar no site do Walmart EUA, VOCÊ É OBRIGATORIAMENTE direcionado pro Walmart Brasil, frustrando qualquer expectativa de fazer uma comparação e perceber a diferença de preço dos dos países. Grande merda.

Deve ter um jeito de burlar esse redirecionamento, mas eu não tive paciência. Foda-se, quiseram complicar as facilidades dos clientes.

Bônus: Internet Brasileira

Ponto mais negativo de todos, sem dúvida. Todo mundo anunciando que seriam 24 horas de compras, mas provavelmente metade do tempo os servidores ficaram fora do ar e não aguentaram a quantidade de acessos da galera querendo comprar. Eu mesmo só fui conseguir “começar” a entrar nos sites lá pelas 4 da matina, porque até então estava tudo fora do ar e horrivelmente lento. A internet não suportou, veio abaixo e durante todo o dia do evento passou uma porcaria, o que obviamente gerou um desgaste e uma frustração para quem queria comprar mais e mais coisas.

2 pensamentos sobre “Black Friday Brasil – o melhor e o pior

  1. Olá Meu amigo …
    Achei que esse problema do site do Walmart fosse apenas comigo.
    Sempre comprei no Walmart USA (moro em São Paulo) e estou indo para lá agora em dezembro.
    Não estou conseguindo entrar no site deles …
    Fiquei revoltada com essa IDIOTICE dos caras
    Voce descobriu como burlar esta

Deixe uma Resposta

