As 5 redes sociais que eu uso

social_web

Já usei muita rede social, muitos meios de comunicação virtuais e afins. Desde o tempo de mIRC, eu já vou nesta vibe louca de ficar falando e compartilhando informações com pessoas que eu mal conheço, por aí. Tivemos uma evolução considerável, passando pelo chat Terra, ICQ, os primeiros blogs, os fóruns específicos de informática, enfim chegando no que estamos hoje, cheios de diferentes meios para nos comunicarmos com gente que tenha os mesmos gostos que nós.

É por isso, então, meus caros amigos, que eu decidi fazer o levantamento das 5 redes sociais que, atualmente, eu venho usando. Lembrando, claro, que desconsiderei o WordPress por um motivo óbvio. Seria injusto considera-lo, aqui, porque é evidente que eu uso-o. Segue:

1 – Facebook

www.facebook.com

Parece meio claro esta opção, mas eu demorei bastante para ingressar no Facebook. Acho meio bobo, sei lá. Das 5 redes que uso, acho o Facebook a mais inútil. 90% do que se produz lá é exclusivamente besteira, coisas pessoais que ninguém quer saber, festas dos outros, foto dos outros, aqueles comentários que não acrescentam nada pra ninguém além do próprio usuário. O nome já resume, é realmente um grande livro de fofocas. Mas como se tornou a maior rede do mundo? Eu credito isto a, principalmente, dois aspectos:

1 – O sistema de buscas por pessoas é o melhor de todos. Achei muitos contatos que não via há anos, de maneira muito simples, digitando apenas o nome.

2 – O sistema de atualizações é muito chamativo. Fala sério, ficar vendo aquele treco vermelho com um numeral aumentando e aumentando, sem dúvidas, desperta uma curiosidade do usuário. A qualquer atualização, por mais tosca, você se SENTE na obrigação de ver o que é.

2 – Orkut

www.orkut.com

Eu ainda uso, sim. Morreu para a maioria, mas continua bom. Em termos de fóruns, de organização para discussão, ainda é o melhor. O sistema de “comunidades” é muito eficiente e, para debates, é ótimo. Comunidades de bandas específicas, de assuntos bem definidos, eu ainda prefiro usar o Orkut; é melhor de conversar com o pessoal e debater na boa.

Bizarramente, o que matou o Orkut, é o que “infla” o Facebook: a bobagem. O Orkut criou um câncer que consumiu a si mesmo, quando deixou um bando de crianças e babacas entrarem, criarem mil fakes e ficarem publicando a maior quantidade de besteiras – e jogos – em tudo que era lugar. Mas, ao que parece, isso deu certo no Facebook. Talvez pelo sistema de atualização automática, ou a questão do fácil compartilhamento, torna tudo mais simples e, de uma maneira ou de outra, menos poluído.

3 – Filmow

www.filmow.com.br

O Filmow é aquela rede brasileira de filmes. Pessoalmente, eu acho a melhor do gênero. Embora o layout novo tenha ficado meio confuso, a dinâmica da rede torna o processo como um todo bem simples. Comentar filmes, achar os mesmos, conversar com usuários, ver informações. Enfim, a rede conseguiu juntar uma gama de funcionalidades sobre um assunto bem específico, de uma maneira prática pra qualquer um.

Pra mim, além de tudo, serviu como um grande catálogo, pra saber o que eu já vi, o que posso ver, catar informações e afins. Acho muito útil.

4 – Skoob

www.skoob.com.br

O Skoob é menos usado, mas também famoso. A proposta é a mesma que a do Filmow, mas com o assunto específico de livros e publicações imprensas. Obviamente, como é muito mais rápido assistir um filme do que ler um livro, atualizo meu Skoob bem menos. No entanto, serviu da mesma maneira que o Filmow.

Além disso, claro, outro ponto bacana da rede, foi a diversidade de publicações antigas que eu estava procurando e consegui achar justamente na pesquisa do site. Lembrei de livros infantis que estava há muito tempo procurando mas não achava, de uns livros de RPG e umas outras coisas. Bem útil para mim e, da mesma forma que o Filmow, é tudo tão prático na rede e fácil de se realizar, cativando o usuário a continuar publicando e participando.

5 – Alvanista

www.alvanista.com

Esta foi a minha mais recente aquisição. Eu procurava há tempos uma rede legal de games, mas nunca achava uma que eu gostasse. As que eu conheci, ou só tinham gringos, ou eram extremamente complicadas. O Alvanista me surgiu como um mix de tudo, tal qual o Filmow, mas para jogos. É simples, uma interface fácil, tem uma biblioteca imensa e, além de tudo, tem um monte de usuários brasileiros, o que é melhor pra conversar e trocar informações do que se precisa.

Ainda é muito nova, estão fazendo várias modificações aparentes, mas como as duas de cima, ainda me serviu como um baita catálogo pra saber o que eu já joguei e, com isso, serviu para eu descobrir que sou um baita de um nerd.

Bom, galerinha. Por enquanto é só. Sigam-me e comentem. Se alguém quiser me acompanhar, só clicar nos links abaixo de cada imagem, que já redireciona automático. Fui!

Um pensamento sobre “As 5 redes sociais que eu uso

  1. Adorei o post!
    Ele funciona como uma pequena biblioteca que oferece as melhores opções de redes sociais para os leitores que desejam filtrar um pouco seus excessos de perfis. Parabéns!

Deixe uma Resposta

