Dillinger Escape Plan on Radio

Quem já ouviu estes caras? Se ainda não ouviu, deveria.

Dillinger Escape Plan, ou DEP, é uma das bandas mais promissoras de um novo (nem tanto assim) estilo, conhecido como Mathcore. O Mathcore é uma mistura de muitas coisas, um apanhado de várias paradas diferentes, tudo e nada ao mesmo tempo. A moral do estilo é, justamente, explorar da maneira mais bizarra possível a musicalidade da própria música em si, extrapolando os conceitos ortodoxos do cenário mainstream. Geralmente, falamos de bandas que se apegam ao estranho, utilizando-se de teorias musicais não convencionais, como estruturas complexas, acordes dissonantes, polirritmia e afins. Por causa disso, este estilo também é conhecido, por alguns, como Chaoscore. Mas nem só de caos vivem estas bandas, pois as mesmas são responsáveis por incorporar, em um som mais pesado (quase um Metal), outros estilos famosos, como Free Jazz, Fusion e Blues.

No primeiro momento, a estranheza é comum; tem neguinho que acha detestável. Eu gostei, achei interessantíssimo e, não a toa, tenho a discografia dos caras aqui em casa. Para aqueles malas que não gostaram, ouçam mais uma vez, prestem atenção, percebam os detalhes. Com certeza é impossível ouvir a banda (ou o Mathcore) e sair indiferente.

Falando de DEP, pra provar que o estilo é completamente insano e fazer jus ao posto de baluarte – como banda mais famosa do mesmo – Dillinger Escape Plan foi além e não se deteve apenas a música. Para ter uma ideia do que são os caras, dá uma olhada nos vídeos abaixo dos shows deles. Olha os picos estranhos que os cidadãos tocam e a presença de palco mais estranha ainda dos membros:

Não satisfeitos com isso, os caras foram além em tudo e, no ano de 2010, fizeram uma das coisas mais sui generis que eu já vi: lançaram o disco Option Paralysis. Ok, o lançamento do álbum foi uma coisa normal. Mas, no pacote Deluxe do mesmo, além de um livro e bottons da banda, você encontra um objeto metade cd, metade vinil – que funciona -, além de um dispositivo que promete desligar qualquer TV do mundo. Dúvida? Pode entrar no site e conferir.

Voltando ao tópico, para não perder o foco, segue a minha lista com as melhores músicas do DEP. Quem quiser mais informações da banda, entre aqui:

Mouth of Ghosts

Sandbox Magician

43% Burnt

Pig Latin

Milk Lizard

Horse Hunter

Setting fire to Sleeping Giants

Widower

Farewell, Mona Lisa

Black Bubblegum

Gold Teeth on a Bum

I wouldn’t if You didn’t

Parasitc Twins

Bom, galerinha. Por enquanto, é isso! Ouçam e sigam-me! Boa noite!

Anúncios

Um pensamento sobre “Dillinger Escape Plan on Radio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s