PEC da FNT encaminhada!

Em meio a mais uma noite de merda protagonizada pelo Grêmio, frustrando novamente a torcida e deixando aquele babaca do Odone pronunciar seus chavões clássicos, eu – enquanto torcedor e membro – recebi uma ótima notícia hoje, realmente muito animadora. Os deputados aprovaram por unanimidade a CLP (Comissão de Legislação Participativa) ao qual a Frente Nacional dos Torcedores tinha protocolado, pedindo a criação da PEC regulamentadora do esporte!

Para quem não entende qual a importância desta PEC, eu explico. Dentre tantos motivos, dois são os principais pontos a se debater e entender como muito positivos:

1 – O primeiro é justamente o fato de buscarmos a manutenção do futebol, enquanto esporte, um meio de integração social e popular. Através de uma regulamentação séria e pública, buscamos efetivamente preservar a raiz popular do esporte e tentar coibir a elitização desenfreada do atual futebol, que não corresponde à realidade do brasileiro e, desta forma, excluí o mesmo daquilo que já foi um dos maiores meios de integração social. O futebol, outrora “do povo“, passou a ser “dos empresários“.

2 – O segundo ponto é o controle público das ações realizadas pela auto-intitulada Confederação Brasileira de Futebol, que se auto-denominou o baluarte máximo da expansão e preservação do futebol nacional, mas na realidade nada faz. De fato, a confederação corresponde apenas aos interesses escusos de meia dúzia de cartolas que não tem nenhuma ligação com o esporte enquanto um meio de integração e suas repercussões na vida da sociedade. Visa exclusivamente defender os lucros não repassados à sociedade e que acabam indo apenas para as contas dos mesmos cartolas, sendo uma instituição privada que atua em cima de um bem público.

Dentre tantas coisas, esses são os dois pontos mais importantes. Para quem quiser ver o discurso na íntegra, está logo abaixo. Inclusive, os deputados leram o próprio texto escrito pela FNT, usando-o como argumento em defesa da PEC. Como uma singela homenagem, a PEC passará com o nome de PEC Sócrates Brasileiro. Vejam:

E para quem quiser ler todo o texto, adiciona no Facebook e pega com a gente!

Editado às 22h51min do dia 16/06/2012: To postando aqui, também, um vídeo do presidente da FNT, João Hermínio Marques, explicando melhor o projeto e a sua repercussão para a vida do povo brasileiro e do esporte nacional em si. Sem mais delongas, segue o vídeo:

Boa noite e sigam-me!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s