Áudio Binaural

Essa é velha mas é boa. Na verdade, eu nem sabia da veracidade disso, porque só tinha lido em blogs e afins, nunca em uma comunidade científica ou em uma publicação mais “séria”, por assim dizer. Recentemente eu achei uma reportagem maior e mais bacana no Tecmundo e meio que acabou com as minhas suspeitas sobre a realidade do conceito; o negócio realmente existe, funciona e não é só historinha para enganar os outros. Mas enfim, segue aí.

A ideia, justamente, consiste em transformar através de um sistema específico de gravação, um áudio “simples” em um áudio com uma sensação de profundidade incrível – para ser ouvido através de fones – com um realismo muito mais eficiente. Trata-se de um processo bem diferente de gravação, usando dois microfones em uma distância padrão e cada qual de um lado, “imitando” a ideia da distância real dos ouvidos humanos e a capacidade que nós interpretamos os sons. Desta forma, a gravação resultado “emula” melhor as sensações de distância e dá, atráves de sons, uma noção muito maior de espaço ao áudio em questão. Clicando no link do Tecmundo ali em cima, vocês podem ter uma versão mais detalhada e densa da explicação.

Sem mais delongas, seguem alguns exemplos aí. Mas atenção, só funciona usando fones de ouvido:

Os fósforos

O barbeiro

O interrogatório

A chuva

Massagem mental

Amendoins

Abrindo pacote

Aparentemente você pode encontrar muitos outros no Youtube, mas esses foram os meus preferidos. E, não satisfeito, você também pode entrar nesse site e achar muitos outros arquivos. Enfim, é um catálogo enorme. Vale a pena ouvir e se divertir!

Boa noite e apreciem!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s