Matemática e diversão

To preparando um post muito grande, não iria conseguir terminar agora, então resolvi adiantar esse outro assunto.

Quem aqui gostava de matemática na escola? Ninguém, né; ou uma minoria. Eu também não gostava.

As ciências exatas, de um modo geral, são incrivelmente subestimadas durante todo nosso aprendizado acadêmico de ensino médio e fundamental. Mas não é só culpa nossa (embora também seja). Boa parcela disso está na forma como o ensino é repassado, ainda optando por um sistema convencional e que, cada vez mais, se mostra inoperante.

Os professores que assim as ensinam, por muitas vezes, não estão aptos a compreender que em sua maioria – os alunos – não tem uma facilidade de reconhecimento e cognição para entender o mundo das exatas nas mesma facilidade que se entendem as matérias das humanas. Muitas vezes, o ensino convencional – exercício, explicação da teoria, exercício, explicação da teoria – se mostra inefetivo. Para provar isso, basta perguntar: quem aqui sabe para que serve um logaritmo? Eu aprendi, você aprendeu, mas ninguém entendeu.

Foi procurando sobre música que eu percebi que, mesmo no Youtube, podemos nos livrar da matemática convencional e recorrer ao aprendizado de uma forma mais divertida. Uma maneira mais ilustrada de tentar entender os processos matemáticos no dia-a-dia, desde sua origem. Há sim, outros caminhos para ensinar a(s) ciência(s) exata(s) às pessoas e, principalmente, a alunos com uma idade que qualquer coisa é difícil de ser ensinada. Claro, em um dado momento, recorrer ao processo tradicional é preciso; mas podemos mostrar o “mundo da matemática” com outros olhos. Alias, em um dos vídeos que citarei abaixo, ensina-se o porquê do uso de logaritmos. Agora podemos finalmente entender.

Donald no País da Matemágica

Um desenho da Disney, estrelando Pato Donald e ensinando sobre os mais diversos teoremas e problemas que envolvem a matemática. Embora seja meio curto, explorando e aprofundando pouco os temas, ainda sim recorre ao cotidiano para fazer o espectador despertar para o conhecimento do assunto. E, claro, tudo em uma abordagem Disney que até um cachorro entenderia.

Matemática da Música

Documentário brasileiro retratando a relação entre a matemática e a música, mostrando de uma forma bem simples como, embora em “mundos” diferentes, uma necessita da outra para existir. Bem interessante, também, como é feita a conversão dos temas no mesmo assunto, de modo que nem se pareça que estão falando exclusivamente de matemática, quando a abordagem é puramente científica.

O Mundo de Beakman

O programa não é exclusivo sobre o tema em específico, mas recorre diversas vezes a física, química e claro, matemática. Este programa reuniu todas as vertentes de experimentos e teorias científicas, de uma maneira fácil e inteligente de repassar o conteúdo, utilizando-se muito de imagens e da comédia. Muito indicado para crianças, mas também muito útil para qualquer pessoa; um dos – se não o – melhor show do gênero.

O Homem que Calculava

http://www.tse.gov.br/hotSites/biblioteca/corujita/arquivos/O_homem_que_calculava.pdf

Livro escrito por um brasileiro e, talvez, o melhor do gênero. Conta a história fictícia de um árabe que gostava de calcular, passando pela mais alta variedade de exercícios e problemas matemáticos possíveis. Alguns, inclusive, se tornando verdadeiros quebra-cabeças que lhe consumirão horas; é o caso do famoso problema dos “quatro quatros“, um dos exercícios matemáticos mais geniais já elaborados.

A história da Matemática

Documentário da BBC, dividido em 3 episódios, explicando as origens e as implicações da matemática no cotidiano, desde a sua criação até o uso no mundo moderno. Bem abrangente e educativo, trata do assunto de uma forma bem fácil de entender.

Mathematical Mistery Tour

Outro documentário da BBC visando o esclarecimento da matemática para o cotidiano de todos. Neste, focando justamente na ideia de “descomplicar” o que se tem por complicado no “universo matemático“. Um documentário com a tentativa de tornar mais “humana” a matemática, sendo do alcance e compreensão de todos.

Editado 04/03/2013: O documentário que eu tinha colocado antes era de nome Sem Medo da Matemática, da BBC. No entanto, aparentemente ele sumiu do Youtube, mas ainda pode ser encontrado em um link maroto aqui.

Desafios e Enigmas

http://www.somatematica.com.br/shopping/vcudg32tdpvnf/5613jksxp6778/3.1.6.2.1.8.4.5/?109

http://www.novateceditora.com.br/livrosNovera/desafios/capitulo9788560000067.pdf

Livro didático mas com uma abordagem um pouco diferente dos demais. A ideia, aqui, é propor uma série de desafios de lógica e pequenos enigmas, ativando a vontade dos leitores (e alunos), especialmente, para a resolução de pequenos desafios. Justamente, através disso, buscar o interesse dos que leem pelo costume de fazer cálculos e usar o raciocínio lógico.

Número áureo PHI

Do mesmo pessoal do documentário “Matemática e Música“, esse não se encontra completo, mas os 2 pedaços já dão para se ter uma ideia muito bacana sobre o tema. Como o antecessor, uma explicação bem simples e exemplificada sobre o tema em questão.

Bom, galerinha, é isso. Assim que souber de mais material, atualizo aqui! Me sigam!

Anúncios

Um pensamento sobre “Matemática e diversão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s