As 15 melhores obras de Van Gogh

Seguindo na mesma linha do meu artigo de Dalí (ou o artigo sobre o filme aqui), vou fazer um sobre Van Gogh. Saindo da linha surrealista de um, indo para o pós-impressionismo de outro, mas não menos polêmico.

Van Gogh foi um cara de passagem conturbada. Conta-se que, em vida, vendeu apenas um quadro. O sucesso é póstumo. Cortou um pedaço de orelha para dar para uma “amada” e, ainda, há todo um mistério sobre sua morte, reascendendo recentemente uma polêmica: foi suicídio ou não? Segundo a mais nova biografia (e tida como “definitiva”), com base em estudos sobre o cidadão, há controvérsia na teoria de suicídio, dizendo-se que um homicídio seria muito mais provável.

O cara é um ícone holandês, tem um museu em Amsterdam inteiramente dedicado a sua obra e é uma das galerias mais visitadas no mundo. Você, rico, pode ir lá conferir nas próximas férias. Já você, com sérias dificuldades orçamentárias, pode conferir lá no link que eu indiquei no outro post, no serviço do Art Project:

Dono de um traço característico, com uma pincelada forte, visível até no resultado final, fazia pinturas com muitas cores e formas não representando a realidade literal dos objetos interpretados; Van Gogh foi o expoente de um estilo que, pode-se dizer, ele mesmo criou. A mistura de cores e formas é sem igual, difícil de ser copiada por outros. Ou, como certa vez chegaram a dizer: “você pinta como um louco!“. Porque será?

Sem mais delongas, seguem aqui as 15 melhores obras dele, feita por uma votação unânime e imparcial, oriunda do Instituto A Lista de Lucas de Pesquisas (IALLP), entidade séria e dedicada a esclarecer grandes impasses da humanidade:

A Cadeira de Van Gogh, com cachimbo

O terraço do café à noite

*mais um erro verificado pela leitora Karen e corrigido😀

A noite estrelada

O campo de trigo com corvos

Doze girassóis numa jarra

Noite estrelada sobre Ródano

Quarto em Arles

Retrato do Dr. Gachet

A vinha encarnada

 

*correção de título (trocado vida por vinha), que passou anos errado; dica da leitora Cristina

Vista de Arles com lírios

A igreja Auvers

O semeador

Auto-retrato com chapéu de palha

Paisagem montanhosa, atrás Hospital Saint-Paul

Meio-dia: descanso do trabalho

Boa-noite, sigam-me e cliquem na Vibe Social, ali embaixo.

Editado às 2h 20min do dia 06/04/2012: Como o estimado leitor deixou claro no comentário, quem disse a frase a Van Gogh, “você pinta como um louco“, foi o também pintor Claude Monet.

34 pensamentos sobre “As 15 melhores obras de Van Gogh

  1. Só para deixar registrado: Quem disse ” O senhor pinta como um louco” a Van Gogh foi Claude Monet, ao ser indagado pelo próprio sobre o que achava de sua pintura.

  2. Gosto de quase todas, mais acho que a melhor pintura de Van Gogh não foi relacionada acima, que é First step – After Millet. Genuína até na maior e melhor e realidade da vida: Trabalho, família, Lar e natureza.

  3. esse e muitos outros deixam historia assim com albert eisten pitagoras william shakesper etc els são OTIMOS e isso tudo e bom pra quem sabe apreciar !!!!

    1. eu nao tinha apreço pela suas obras ,, mas depois que tive a oportunidade de faze-las por minhas mãos ,, sentir a dificuldade ,e o trabalho que ele teve a faze-las ,, ele tem um taleto maravilhoso ,, e nao teria capacidade nem paciencia de retratar tantas com tal efeito ,, eu prefiro desenhar e pintara obras realista ,, para mim sao mas fáceis ,,

  4. A noite estrelada, é a pintura mais linda pintada por um ser humano, faz vc pensa no quanto o ser humano é complexo, as obras expressão a ideia de que somos seres únicos, cada pessoas possui o dom de fazer coisas lindas e únicas. obrigado por postar isso lucasfazzi.

  5. Sou um Van Goghiano convicto, desde meus doze anos acompanho esse Gênio da Pintura, na minha infância fazia quadros para vender com as gravuras dele e muitos outros que devem ser apreciados: Pissaro, Sisley, Degas, Monet, Manet, Renoir e Modigliani. Depois de de velho fiz um tour pela frança pelas cidades onde Van Gogh viveu e pintou, algumas delas permanecem como em 1880. Inclui no roteiro as cidades de Paris, Auver Sur Oise, Arles, Saint Remy. Quem quiser se aprofundar leia a Vida Tragica de Van Gogh, e os livros da Tachen, são interessantes pois possuem mais de 700 pinturas do Mestre. e pra finalizar, quando foram a Amsterdan, visitem o Museo Van Gogh, que nada mais é que uma justa homenagem ao velho Holandes.

  6. as pinceladas de Van Gogh sao de acordo com a temperatura das cores proporcionando adequabilidade a velocidade e movimento explorando a tematica de sua obra com composicoes harmoniosa e geniosa equilibrada e com muita expressividade. pensamento vivo de CARLOSDLIMA .em uma concepçao pictoresca da genialidade da obra de VAN Gogh .

  7. Estou fazendo uma exposição com alguns quadros cópias de Claude Monet e tem um que não consigo reconhecer acho que é de Van Gogh.
    Encontrei excelentes informações e fiquei feliz. Obrigado à vocês apreciadores das artes….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s