As 40 melhores aberturas dos anos 90

Sejamos sinceros, aberturas de séries, seriados e programas em geral, quando bem feitas, podem marcar mais que o programa em si.

Muitos são os casos daquela musiquinha que fica na cabeça, aquele 1 minuto ou menos, que a gente vai ver durante toda a existência do programa. É um trabalho quase de “lavagem cerebral”, condicionando o cérebro do espectador a criar uma identidade audiovisual que contextualize toda ideia da obra em si, em poucos segundos. A função da abertura, muito mais do que propriamente “abrir” o programa, passar créditos, ou qualquer coisa é, antes de tudo, nos pautar do que se seguirá na próxima meia-hora ou mais. Servir como um grande resumão.

Não a toa a grande maioria das aberturas consiste em uma ótima produção, tal qual o resto do episódio em si, justamente para que tudo seja atrativo desde o seu início. Antes mesmo da aventura começar.

A minha postagem, justamente, busca unir duas coisas que eu gosto: aberturas legais + anos 90. Fiz meio que um apanhado de séries, desenhos, seriados e programas que, na época, marcaram nossas tardes e/ou noites, em um período aonde a televisão ainda era, talvez, o maior expoente da comunicação e o computador era totalmente experimental. Resolvi separar em 4 categorias, 10 aberturas de cada. Segue, então:

Seriados:

Notem que alguns seriados são meio undergrounds, como o caso de Homicide. Valorizei séries que eu acompanhei e que, realmente, eu gostava de perder boa parte do meu tempo assistindo. Reparem, também, que Twin Peaks está na lista. Esta série, de fato, só fui ver faz pouco tempo. Mas, para quem não se lembra, ela passou na Globo em meados de 90, na madrugada, cheia de cortes e fora de ordem. Que belo trabalho da emissora, eim?  Ouçam também a música da abertura de Macgyver, que é MUITO clássica. Outra boa é a de Anos Incríveis, completamente nostálgica.

1 – MacGyver: profissão perigo

2 – Twin Peaks

3 – SOS Malibu

4 – Barrados no baile

5 – Anos Incríveis

6 – Um maluco no pedaço

7 – Friends

8 – Law & Order

9 – Homicide

10 – Blossom

Desenhos:

Essa foi complicada, pois tinha muitos. Valorizei os que considerei com as melhores entradas, independente de estilos. Reparem no primeiro caso, Tintim, principalmente; pessoalmente, eu considero uma das melhores aberturas que eu já vi em todos os tempos. É bacana como todo o desenvolver combina com o desenho e como a música é fantasticamente foda. Outra bacana é a do Coragem, que é uma das poucas aberturas sem música, apenas com o narrador falando. As duas últimas, ambas de desenhos da Warner também são muito insanas; se liguem na fina ironia da letra, como no caso de Animaniacs, aonde eles foram “legalmente contratados“. Genial!

1 – As aventuras de Tintim

2 – Cavaleiros do Zodíaco

3 – O fantástico mundo de Bob

4 – Duck Tales

5 – Pokémon

6 – Dragon Ball Z

7 – Coragem, o cão covarde

8 – Doug

9 – Pink e Cérebro

10 – Animaniacs

Novelas:

O caso das aberturas de novelas é bem diferente do resto. Nas outras 30 aberturas, tirando uma ou outra, praticamente todas passam alguns trechos do programa em si. As novelas são as únicas que abdicam completamente disso, fazendo toda uma entrada completamente fora do segmento. São verdadeiras obras separadas, algumas inclusive com efeitos especiais ao qual a própria novela não constava na época. Reparem como as trilhas são importantes, também, muitas vezes “guiando” a obra em si, sendo a norteadora do que a novela tratará, ou amor, ou suspense, ou bucólica e assim por diante.

1 – O Rei do gado

2 – Mulheres de areia

3 – Corpo dourado

4 – Quatro por quatro

5 – Suave veneno

6 – Torre de Babel

7 – A próxima vítima

8 – Por amor

9 – Fera ferida

10 – A indomada

Programas:

Este é o segmento que mais apostava em efeitos e animações. A entrada, para programas, continha uma liberdade de criação incrível. Olhem por exemplo a entrada de Sai de Baixo, humor para adulto, mas com uma abertura feita em uma animação quase infantil. Ou o National Geographic, com aquela clássica musiquinha de entrada que resiste até hoje; acho que a trilha é anterior a 90, inclusive. Outra coisa bacana de se perceber é a quantidade de programas infantis legais que os anos 90 tinha; só na minha lista tem 3. Mas eu já consigo imaginar, no mínimo, mais 2, como Glub Glub ou Mundo da Lua. Além disso, o saudoso e extinto TV Pirata, que virou cult até, ganhando um box recente cheio de extras.

1 – O mundo de Beakman

2 – Sai de Baixo

3 – Castelo Ratimbum

4 – Esporte Espetacular

5 – TV Colosso

6 – Programa Livre

7 – Você Decide

8 – National Geographic

9 – Casseta & Planeta

10 – TV Pirata

Bom, por enquanto é só! Assistam e comentem! E não esqueçam de clicar no Social Vibe!

Anúncios

Um pensamento sobre “As 40 melhores aberturas dos anos 90

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s