Heleno de Freitas on cinema

Fala, povo malvado.

Como estou em São Paulo e não tenho tempo de postar, vou pegar um artigo meu do outro blog ao qual eu participo, sobre o lançamento do filme de um dos maiores jogadores de todos os tempos e que eu considero muito importante a história do futebol mundial. Ta aí a prévia sobre Heleno de Freitas, o craque galã!

Está próximo, Heleno de Freitas

Posted on março 3, 2012

O livro de Marcos Eduardo Neves, da editora Ediouro, dizia já no título, para todo mundo entender: nunca houve um homem como Heleno.

Mas quem foi o cidadão? Heleno de Freitas, ou Gilda, o craque galã, o artista da bola, jogador famoso da época mais gloriosa do Botafogo. Um dos melhores atacantes da década de 40, considerado um dos melhores jogadores até hoje. Heleno de Freitas foi considerado o primeiro “bad boy” do futebol nacional, o “pai” de todos Edmundos e Adrianos da vida.

Conhecido pela habilidade única, mas também pelo comportamento explosivo. Habilidade, esta, que nos trouxe histórias épicas no futebol, como o conto ao qual Heleno driblou todo time, mas não fez o gol porque achou a jogada feia demais. O comportamento explosivo, que também trouxe histórias do mesmo nível, como a briga após uma partida entre Botafogo x Fluminense, que Heleno deu uma surra em um torcedor adversário por fazer um comentário desnecessário.

Este temperamento explosivo, por sinal, que gerou seu apelido/piada Gilda, em homenagem ao personagem da atriz americana chamada Rita Hayworth, no filme homônimo:

Heleno, que foi craque no Botafogo, na seleção brasileira e no Boca Juniors da Argentina. Jogador de família rica, com o pai dono de cafezais, formado em direito, tinha uma vida boa. E escolheu o futebol por gostar do jogo, por gostar da boemia carioca e das festas que poderia frequentar. Seu estilo de vida, por sua vez, que o levou a uma morte trágica.

Galanteador nato, Heleno teve uma vida de excessos com as bebidas, o éter e as mulheres, inclusive, com um suposto caso com a tão famosa Evita Perón. Graças ao seu comportamento, veio a morte trágica, por complicações da sífilis. Já fora de si, com muitas histórias envolvendo a loucura decorrente da doença, Heleno não resistiu e morreu em Barbacena. E depois de muito tempo e especulação, finalmente vem o filme do craque.

rodrigo-santoro-heleno-filme-size-598

Interpretado pelo renomado ator brasileiro Rodrigo Santoro, o filme retratará toda a vida do jogador. Desde sua infância rica em Minas Gerais, até sua vida de festas e bebedeiras no Rio de Janeiro, com as passagens pelo Botafogo, Argentina e seleção, assim como seu final de vida já no sanatório, completamente louco.

A produção do projeto, coisa muito bem feita e trabalhada. Há anos especula-se o filme, um trabalho muito longo e, não para menos, muito cuidadoso; algumas gravações foram liberadas tempos atrás e, dá para se perceber a dedicação da equipe em manter os cenários e maquiagens adequados à época retratada, tal qual a fotografia em si, que promete valorizar todo apego da equipe em mostrar como era a vida do “príncipe maldito”:

O roteiro, uma cinebiografia. Confesso que não sou muito fã de cinebiografias, por recorrerem a mesmice do clichê, sempre mostrando o personagem em questão no começo da vida, passando por algum problema, uma intempere que o leva a momentos difíceis e, por último, a superação e momento de ascensão do indivíduo. O que, provavelmente, não acontecerá aqui. A vida de Heleno foi tão conturbada, tão intensa e estranha que, por este motivo, mesmo com o clichê de cinebiografia, não há como a história girar sobre as mesmas constantes.

Aliamos isso, a dedicação do projeto e da equipe com um personagem interpretado por Rodrigo Santoro, um dos melhores atores brasileiros, seguido de uma trilha remetendo à músicas de ícones da geração, como o saudoso Glenn Miller, melhor representante da época, podemos ter certeza que o filme nos prometer ótimas surpresas.

A estréia, tanto adiada, está prevista para 2012. O trailer oficial já saiu, ao que tudo indica, o projeto finalmente sairá. Depois de tanta especulação e tantos atrasos, tal qual o personagem em vida, agora o filme encaminha-se para o lançamento. Podemos esperar com grandes expectativas, pois como sabemos, nunca houve um homem como Heleno.

Boa noite e até a próxima sessão!

Bom, povo, é isso.

Quando voltar atualizo melhor. Boa Noite e sigam-me!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s