As melhores torcidas do futebol mundial

Seguindo na minha epopeia sobre o futebol, aonde já postei sobre as 5 melhores narrações e as 7 melhores propagandas, vai mais um artigo para a saga do nobre esporte bretão.

Resolvi postar, aqui, as torcidas pelo redor do mundo que considero as mais fodas. Deixei de fora as brasileiras, embora goste de algumas, para não criar polêmica barata, do tipo mimimimi…minha torcida é melhor que a sua…mimimimi. Outro detalhe é que não vou colocar o nome da torcida em si, mas sim do time, porque em alguns casos há tantas torcidas no mesmo time, que fica um saco listar a parada toda. Tentei ser o mais sucinto possível e ainda fiz uma breve análise sobre fatos interessantes; evitei colocar algumas ultras ou hinchadas que vão só pela briga, pra tentar valorizar a festa dentro do estádio.

Sem mais delongas, aí vai.

Panathinaikos

Sim, nosso primeiro vídeo é em uma quadra de basquete, mas aqui vai um adendo: as torcidas Gregas são tão fanáticas que englobam TODOS esportes  para apoiar a instituição (no caso, Panathinaikos) em qualquer modalidade. A gente pode ver o quão os gregos são malucos pelos protestos que estão ocorrendo lá por causa da crise. Os caras elevam tudo a um nível descomunal. Sim, eles sabem fazer festa, sabem torcer. É realmente um espetáculo a parte, em especial a torcida do Panathinaikos.

Atalanta

Ta aí um pessoal que, embora todo ideário político que eu acho que não combina com futebol, tem uma torcida muito foda. A torcida do Atalanta é coisa fina, sempre fiel e com umas festas muito bacanas, embora o time não coopere muito. Alias, quando mataram o Grabielle Sandri, naquele trágico episódio na Itália, as Ultras do Atalanta foram uma das primeiras a se manifestar com protestos e paralisação. Isso, sabendo que a torcida do Atalanta é assumidamente comunista, enquanto Gabrielle Sandri era torcedor da Lazio, torcida assumidamente direitista. Como se diz o ditado, é a “ultras mentalitá“, em matéria de cooperação e inteligência, a Europa é anos a frente do resto do mundo. As torcidas são efetivamente organizadas, mesmo se odiando, brigam por algum ideal.

Lazio

Falem o que quiserem, façam seu discurso verborrágico e inútil, eu cago bonito pra ele. Sim, a torcida do Lazio é de direita, nazista, fascista, a merda que for. Eu não estou nem aí, vim falar de futebol, não de política. E isto que importa, a torcida deles faz uma festa a parte. Canta, coloca os bandeirões, mosaico, coreografia, os caras manjam muito. Chegam no estádio e fazem o que tem que fazer. Não a toa, por muito tempo, foi uma das torcidas mais respeitada da Europa. Novamente, como no caso do Atalanta, para um timinho que não faz nada há muito tempo. O amor move montanhas.

Napoli

Ta aí uma torcida cascuda. Os caras representam. O primeiro vídeo postado, rolou um tempinho atrás, sobre a torcida do Napoli indo para um jogo FORA DE CASA, em Roma. Olha a cambada que vai, todo mundo muito louco, é sempre assim. Tem isso em todo jogo, eles arrastam uma quantidade incrível de torcedores, não importa aonde seja e vão torcer. A gurizada vai, na fé, ver aquele time por toda Europa. Novamente, como nos outros casos das torcidas italianas, é um time que há muito tempo não fede nem cheira.

Eintracht Frankufrt

Esta é, sem dúvidas, a torcida mais foda da Alemanha. Foda-se aquele circo de horrores do St. Pauli, ou aquela merda toda dos times grandes, como o Bayern, porque esta aqui a torcida que você deve conhecer, caso vá à Europa.

Eles sabem fazer a festa, sabem amedrontar os adversários, olha o que são estes vídeos, os caras sabem coreografar muito bem. Não só isso, a torcida é completamente maluca em qualquer espaço, a festa não se resume aos 90 minutos dentro de campo, pois vai antes e depois também. Saca só o vídeo:

E pra completar o processo todo, uma das melhores bandas do mundo, o Tankard, é completamente fanática pelo time aí. Já tocou, inclusive, dentro de campo antes de um jogo. Fizeram clipe e tudo mais. Fui no show deles um tempo atrás e o vocal passava o tempo todo falando sobre o time, torcedor fanático mesmo; legal essa relação deles com o clube.

Manchester United

Tem torcedor mais engraçado que o do Manchester? Os caras são os mitos das músicas toscas. Qualquer jogador, qualquer situação e a torcida do Manchester va lá e faz uma música altamente cômica, totalmente de bêbado, para cantar no estádio, como se fosse a coisa mais genial do século, a invenção da roda:

Por isso que o futebol nasceu na Inglaterra, sinceramente, não seria a mesma coisa se tivesse nascido em qualquer outro lugar do mundo. Qualquer um que entende, sabe disso, os caras tem tudo que se precisa lá: pubs, cerveja boa, 28 ligas, cantorias toscas, mais cerveja boa, estádios clássicos, torcedores insanos e mais um pouco de cerveja boa.

Liverpool

Vamos falar o que de uma das torcidas mais clássicas do mundo? Uma torcida que canta Beatles e que teve como ídolo Bill Shankly? Vamos falar o que de uma time que já vivenciou duas das maiores tragédias do futebol, ficou afastado por seis anos de TODAS competições, deu a volta por cima e a torcida canta “you will never walk alone“? Os caras são fodas, merecem respeito absoluto.

Recentemente os cagalhões empresários que compraram o Liverpool e transformaram-no em uma empresa ridícula, tiveram a brilhante ideia de acabar com o Anfield, estádio secular, para construir um empreendimento novo e babaca. Espero que a torcida coloque-o abaixo e continue na antiga casa.

Porto

Eu acho que a única coisa que presta, a respeito de futebol, em Portugal, são as próprias torcidas. Tirando Euzébio, o futebol lá é feio de doer, nem com Felipão a coisa ficou decente, e o campeonato é muito ruim. Ruim mesmo, de verdade, tosco de ver. Mas, compensam na arquibancada.

Alias, um dos protestos mais geniais feitos no mundo do futebol veio de Portugal. Os torcedores do time Académica, de Coimbra, reclamando sobre a mudança do horário no futebol (graças a grade da televisão), passaram a não ir no estádio. Entravam apenas 3 membros, com um sofá e uma placa gigante “DESCULPE, MAS HOJE FICAMOS NO SOFÁ“, ironizando justamente a preferencialidade que o futebol dá à TV, prejudicando o próprio esporte.

Não só isso, foi em um amistoso em Portugal que rolou uma das reações mais extremas contra o abuso dos policiais frente às torcidas. Um torcedor invadiu o campo e foi detido. Já imobilizado, os policiais continuaram dando porrada no cara, que não tinha a menor condição de reagir. Nisso, as duas torcidas esquecem a rivalidade, invadem o campo e cagam todos os policiais a pau, que literalmente correm de medo:

Mas, voltando ao Porto e sua torcida:

O que eu acho bacana das torcidas portuguesas, tal qual a do Porto, é a semelhança com as torcidas latinas. Talvez sejam as mais parecidas com as torcidas daqui da América do Sul. Os caras fazem esta festa mais liberal, desorganizada, que é costume aqui, cantam umas músicas mais parecidas com as nossas (e, inclusive, algumas torcidas daqui tem músicas iguais). É bem bacana ver essa “ponta” de torcida latina na Europa, dá um choque de cultura muito legal. Compensa o futebol feio deles.

Fenerbahçe

E ainda perguntam porque o Alex cabeção não quer voltar? O cara é rei em um dos lugares mais fanáticos do mundo. Vai vir pro Brasil pra fazer o que, aguentar o Galvão Bueno queimando ele? Fica lá, aonde é um dos maiores ídolos do clube e até herói já é considerado.

O Fenerbahçe ainda é responsável por uma das histórias mais loucas envolvendo torcidas. Anos atrás, os caras do Galatasaray sequestraram um dos líderes da torcida do Fener e cortaram um pedaço de sua orelha, para dar aos porcos. A vingança do cara foi cabulosamente meticulosa. Ele se passou por funcionário do clube, invadiu o estádio do Galatasaray e lá dormiu. No dia seguinte era dia de clássico, Fener vs Galatasaray… e o cara estava lá, com acesso ao campo. O que ele fez? Invadiu o gramado e fincou, bem no meio do estádio do Galatassaray, uma bandeira do Fenerbahçe. Isso que é vingança, eim? Muita classe. Saca aí ele fazendo a merda toda e a reação dos caras do Galatasaray depois.

Galatasaray

Do outro lado do muro, temos eles. Na Turquia, o negócio é doentio mesmo. Os caras se levam muito a sério, clima pesado e as torcidas se prometendo toda hora. Compensam esse ódio com a festa nos estádios, cada um tentando “bater” o outro cada vez mais. Para nós, meros apreciadores, podemos curtir tudo de camarote. Saca que clima:

Quando dizem que turco é tudo doente, e por causa dessas aí.

Hajduk Split

Na Croácia, os caras são loucos; mais até que na Turquia. Quem viu o jogo pela Copa em 2006, Brasil vs Croácia, sabe do que falo.

Eles tem uma cultura muito foda de torcidas, contra o futebol moderno e respeitam isso muito. Levam a sério, fazem a coisa acontecer mesmo depois de muitas proibições que os torcedores sofrem ao redor do mundo. Já levaram até faixa “agains’t the modern football” em amistoso, o que é terminantemente proibido, segundo Blatter.

De todos os times da Croácia, o Hajduk é um dos mais antigos e tradicionais. E a sua torcida também.

É incrível que TODO jogo, não importa qual, até o mais amistoso, os caras levam todo arsenal para a festa. A entrada em campo é fantástica, o clima é foda, os caras preservam a mentalidade de torcedor sempre. Não há moleza nunca, todo dia é dia de festejar.

Eu falei que não iria comentar sobre torcidas, mas neste caso eu vou. A torcida do Hajduk se chama Torcida Split. O nome “torcida”, justamente é uma homenagem ao Brasil, não me lembro por qual copa (lá, muitos anos atrás), ao qual os caras da  Croácia viram a festa que ocorria aqui e acharam bacana. Resolveram homenagear, então, com uma torcida com nome de Torcida. Legal, né?

Estrela Vermelha

O Estrela Vermelha fica na Sérvia, que é outro país de doentes mentais. A Europa toda é formada por doentes mentais que pararam na idade média (e este tópico prova isso), mas os países do Leste Europeu ainda se destacam, sendo os mais extremos de todos. Olha o que estes malucos fazem, como no caso do Hajduk, todo e em qualquer jogo. É muito amor.

Os caras tem uma dedicação incrível, não dá pra negar. Para fazer tudo isso, vai um orçamento gigante sempre. E a festa fica bonita, sejamos sinceros, fica um clima único no mundo.

River Plate

Es cultural“, como diz a propaganda, não? Voltemos a nossa querida América Latina, às torcidas da Argentina e em especial o pessoal do River Plate, que eu gosto muito. Olha a festa dos caras, a cantoria, toda função, é impressionante. Mais impressionante que é aqui do lado e nós, brasileiros, não chegamos aos pés. Como diz uma famosa frase nas camisetas das hinchadas: Cantem, putos! O que mais vão fazer em um Domingo?

Os caras caíram de série, se foderam bonito, mas continuam lá, apoiando e tentando fazer o melhor pelo clube, para ve-lo reascender e voltar a ser grande.

Boca Juniors

Não tinha como não falar dos caras, um dos maiores campeões de todos os tempos e uma das torcidas mais apaixonadas. Tive a oportunidade de estar na Bombonera e é incrível, colada no campo, cravada na cidade, um estádio único. Não só isso, a torcida sabe se aproveitar do seu espaço para fazer valer o mando de campo, é uma atmosfera que não tem igual.

Eu confesso que gosto pacas da mistura de cores do Boca, azul e amarelo, dão um efeito bacana para a torcida, fica parecendo tudo mais chamativo, tudo mais bonito. É uma vantagem que eles tem.

Newell’s Old Boys

Eu confesso que a torcida do Newell’s me agrada muito, sabe’se lá porque, mas me agrada. Acho que os caras manjam de festa, manjam de fazer a tribuna tremer, manjam de como criar um clima tenso mesmo sendo um time de “interior”. Não só isso, o estádio deles é miudinho, é totalmente de bairro, a torcida fica ali colada, respirando e dando bafo nos jogadores. Deve ser foda ser adversário nestas condições, tenho certeza que é um dos piores estádios para se jogar.

Rosario Central

E do outro lado do estádio, como no caso dos turcos, temos o Rosario Central, inimigo declarado do Newell’s. Ta aí outro clássico mundial que deve ser muito louco de ver, olha essas duas torcidas. Outro estádio pequeno, quase de bairro, a galera ali amontoada e os dois lados fazendo a mais incrível festa das arquibancadas. É bonito, não?

Como no caso das torcidas da Itália, na teoria, tanto Newell’s quanto Rosario são MUITO menores que Boca e River, mas mesmo assim conseguem se portar muito bem dentro do estádio, parece que a grandeza do clube é a mesma para aqueles que estão ali. E isso é o mais importante do futebol; não é discutir títulos, que isso é coisa de nerd, mas provar que por menor que o time seja, vai ter um bando de malucos apoiando-o.

Colo-Colo

Ta aí outros que eu admiro: os chilenos. O futebol deles é uma naba, tomam pau quase toda Copa, não levam Libertadores, foram expulsos de qualquer competição internacional durante muito tempo, mas vão lá, enchem a cancha e comemoram muito. É um dos povos mais vibrantes que eu já vi, em todos os sentidos. Lembro de quando anunciaram que os 33 mineiros estavam vivos, que a população comemorou nas ruas como se fosse um título de futebol. Muito louco.

É engraçado que estes times não ganham nada, quando muito chegam, mas vai jogar contra os chilenos, vai. Sempre é um jogo chato, amarrado, os caras ficam se murrinhando, o resultado não sai do zero. Ainda mais com uma torcida dessas ao fundo.

Universidad de Chile

Nacional

Ta aí outra torcida que e eu admiro e também tive a oportunidade de conhecer. Alias, uma das melhores notícias do futebol nos últimos anos é o ressurgimento dos bons times uruguaios. Entre eles, o Nacional. É bonita a paixão deles, a festa, a dedicação; os caras cruzam países de ônibus, só pra ver o time. O futebol morto que o Uruguai viveu durante bom tempo era uma grande tristeza e, como está acontecendo nos últimos anos, dá um alento incrível ver os times de lá voltando a serem efetivos.

O mais engraçado é que que eles tem um aspecto bem “time pequeno”, mas são uma torcida e um clube enorme. Representam a parte pobre do Uruguai, sendo grande parte da torcida oriunda de comunidades carentes. E, mesmo assim, não medem esforço para viajar por aí e acompanhar o time quando podem.

Penharol

Outra que merece. Um time que estava morto há anos, marcado só pela violência, ressurgiu na Liberta do ano passado e quase ganhou ainda. Mais um uruguaio que hei de mantermos respeito…e que torcida!

Representando a parte rica do Uruguai, mas não sendo esnobe, os caras sabem curtir o futebol como o esporte popular que é. A hinchada deles faz coisas incríveis, está sempre presente e lá, apoiando. Além de tudo, o time é um dos maiores campeões latinos, já meteu muita gente e claro, é freguesão do Grêmio. Quer coisa mais importante que isso? Enfim, é um baita clube e com uma torcida que faz por merecer, tinha que estar aqui na lista!

Bom, galerinha. E com isso, termino o post. Creio que fiz uma compilação bacana, priorizando as torcidas dedicas à festa no estádio. É por isso que nomes como Rússia e Polônia não pintaram aqui, que embora com festas bacanas, priorizam a porradaria nos entornos do campo. Mas isso é tema para outro post.

Boa Noite e sigam-me!

Acessem: www.frentedostorcedores.com.br

Acessem²: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-15/carta-da-inglaterra/o-esporte-que-vendeu-a-sua-alma]

Acessem³: http://www.transparencyinsport.org

3 pensamentos sobre “As melhores torcidas do futebol mundial

  1. DESCULPA MAS ES GRANDE OTARIO!!!! COITADO DE TI , EU SOU PORTUGUES E PORTUENSE , E DISESTE QUE O CAMPEONATO PORTUGUES E TRISTE???? E O TEU BRASILEIRO QUE E MESMO GRANDE MERDA , JOGANDO EM CAMPO DE BATATAS!!!! E EU SEI O QUE FALO POIS MORO AQUI!!!! NO TEU PAIS!!!!! BENFICA X PORTO UM DOS MAIORES CLASSICOS DO MUNDO!!!!! NAO E COMO UM VASCO E FLAMENGO , OU CORINTHIANS E PALMEIRAS KE LEVAM 25 MIL PESSOAS…. CRESCE GRANDE OTARIO , APRENDE A VER FUTEBOL … VAI A BOLA EM VEZ DE FICARES NA INTERNET

    NN

    1. Ficou tristinho porque eu não coloquei a sua torcida, né? Pode admitir. Mas tudo bem, quando eu fizer uma segunda lista sobre os melhores comentários da internet eu lhe incluo!

      Saudações e continue tentando!

    2. Vc fala q assiste futebol mas eu acho q não, para vc falar q Corinthians e palmeiras um clássico deste, vc fala q só leva 25 mil.. 25 mil é só a torcida do palmeiras, do Corinthians então mais d 35 mil no estádio, veja mais jornal esportivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s