As 15 melhores obras de Salvador Dalí

Gosto muito da obra de Salvador Dalí. Acho-o mega foda, um daqueles poucos artistas que considero toda a carreira impecável.

Gosto do fato dele misturar universos oníricos, mundos surreais e situações não convencionais, com uma técnica muito apurada, muita precisão no pincel e realismo nas texturas. Consegue fazer algumas pinturas efetivamente parecerem “saltar” da tela, com um efeito de profundidade e noção de espaço muito bacanas, além de criar uma perspectiva muito interessante.

Ainda criou um universo de fãs, que fez uma porrada de objetos baseados em sua obra, como estes produtos – alguns de colecionador – todos feitos sobre pequenas situações frequentes em suas pinturas, como os relógios derretidos, a grande boca ou o olho estilizado:

Relógio de parede.
Perfume.
Joia.

Além disso, o cara era uma figuraça. Criticou ferrenhamente uma série de artistas e movimentos, como seu livro Libelo Contra a Arte Moderna, uma “bíblia” de críticas à visão excessivamente estética (e exata) sobre à arte moderna. Não só isso, ainda participou de obras em outras áreas, escreveu, fez esculturas, trabalhou com filmes na parceria de Buñuel e Disney (que só saiu do papel recentemente, digitalizado):

(Quem quiser ler a minha critica sobre o desenho, clique aqui)

O sujeito era versátil e muito bom artista em tudo que resolvia se enquadrar. Revolucionou e marcou época, ficou conhecido além da arte e virou uma figura carismática. Mas, dentre todo trabalho, sua maior contribuição certamente está na pintura, aonde se dedicou maior parte do tempo. Então, consultando o livro Dalí – A Obra Pintada, resolvi fazer o levantamento das 15 melhores pinturas dele, que eu considero realmente muito marcantes; nem comentarei individualmente, porque eu acho que as obras falam por si só. Segue, então:

Toreador Alucinógeno

Persistência de Memória

salvador_dali_a_persistencia_da_memoria

O Enigma Sem Fim

Metamorfose de Narciso

A Rosa

A Mão

O Sonho

A Tentação de Santo Antônio

A Última Ceia

Ovos Estrelados Sem o Prato

Alucinação Parcial – 6 Aparições de Lenin Sobre o Piano

O Grande Masturbador

Galetea

São João de Cristo

O Ovo Cósmico

Editado dia 01/02/2015: A leitora Isabel trouxe uma informação importante. O quadro do Ovo Cósmico NÃO É de Salvador Dalí. Ta aí uma curiosidade que eu não sabia e aprendi errado minha vida toda; inclusive, em pocket book de artista já vi listado como sendo dele. Na verdade, a obra é de Vladimir Kush e tem até pra vender no próprio site
A título de curiosidade, podemos perceber como o Vladimir “bebeu na fonte” de Dalí: tanto o ovo como elemento destacado, como o estilo estético da natureza (nuvens, água, o deserto) são referências a muitas das obras mais famosas de Dalí. Não só isso, os andaimes que constantemente aparecem na obra do catalão, como a mistura de cores em tons amarelados, é uma obra que quase homenageia Dalí indiretamente. E, observando outras obras do artista Vladimir, podemos perceber que Dalí influenciou muito seu trabalho. De qualquer forma, fica o registro, aqui, pra você – que como eu – confundiu a vida toda esta pintura, achando que se tratava de Salvador Dalí!

Editado dia 18/07/2015: O camarada leitor Vinícius, do blog Colunas Tortas fez uma linha do tempo maneirona e completíssima da trajetória do Dalí. Estou repostando a imagem aqui, mas quem quiser ler completo com mais detalhes e a imagem em qualidade boa (ainda não consegui upar aqui de maneira decente, a qualidade aqui está meia boca) e informações pode acessar aqui e ver o post inteiro!
dali-infografico-vinicius-colunas -tortas-blog-menor

Bom, galerinha. Por enquanto é só! Em breve, mais novidades do Lapadas do Povo.

Sigam-me os bons!

33 pensamentos sobre “As 15 melhores obras de Salvador Dalí

    1. beleza… muito legal… mas o que se aprende com tudo isso? É humano e é uma loucura, louco, imaginem.. não, é coisa de doido…
      Desculpa… é só intenção e dicsiplina…
      Ai, errei o SC, 1000 perdoes

          1. Puts, cara, vou te dizer que essa semana estive numa corrida braba, ainda não consegui parar pra olhar. Acho que essa semana já consigo ver e dou um retorno. Mas provavelmente vou querer postar sim.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s