Os 10 melhores vilões que eu já vi

Ia fazer uma outra lista, mas devido à mão de obra vou ter que dedicar mais tempo nela e postarei logo na sequência.

Vinha pleiteando a lista dos vilões faz um tempo, então acho que chegou o momento dela. Vou fazer algumas considerações que acho relevantes, como por exemplo, o fato de me fixar em VILÕES. Alex deLarge do Laranja Mecânica, ou Hannibal Lecter do Silêncio dos Inocentes, por exemplo, não entram, visto que eles representam muito mais um anti-herói do que propriamente um vilão. Reuni personagens de filmes, séries e livros, os dez mais que eu considero no geral. Provavelmente, em um futuro, farei uma “parte 2” ou qualquer coisa do tipo, porque foi um trabalhão considerar APENAS 10 personagens dentre tantas obras no mundo tudo. Há muito cara mau muito bem-feito nas artes, que também merecia ser listado aqui.

Sem  mais delongas, que seja feita a lista:

1 – Michael Myers

Começo com ele porque, dos teen movies, ele é o único vilão que REALMENTE merece ser listado. E só estou considerando o filme original, porque todas as outras versões e continuações são só para tirar uma grana para os diretores e estragar o personagem cada vez mais.

Além de ser o “pai” dos vilões mascarados do terror, característicos e violentos, é necessário frisar também que ele é o mais diferente de todos. Isso porque ele, emocionalmente, se diferencia dos seus “filhos”, como Freddy Krueger ou Jason. Na prática, esses outros vilões estão sempre em busca de uma vingança, seja por família, por injustiças, qualquer que seja, eles matam para se vingar de algum momento traumático nos seus passados, aonde remete sempre a mesma construção de personagem. A vingança, mesmo cruel, é uma tentativa de humanizar o vilão, tentando dar uma “explicação” aos seus atos. Basicamente diz que o vilão não é vilão porque quer, mas porque o meio o transformou em um personagem mau.

Michael Myers não. Ele não tem justificativa nenhuma para matar; mata porque gosta, porque é frio e cruel. Não há justificativa para seus atos, ele simplesmente quer sair sendo escroto por aí. Não a toa começou desde pequeno, com a morte de sua irmã. Outra característica é a sua frieza, agindo na maior calma dos acontecimentos, nunca demonstrando sinais de stress. Ele não é afobado, não tenta dar o passo maior que a perna. Sempre muito perspicaz e calculista.

Para completar, ainda temos que encarar aquela máscara sem expressão, dando um caráter ainda mais frio ao personagem, seguido sempre por uma das trilhas mais singulares do cinema:

2 – Leo Johnson

37-leo

A primeira coisa a se falar sobre este item é: ASSISTA TWIN PEAKS (SÉRIE) AGORA!

Sim, Leo Johnson é desta série. E é sem dúvida o vilão mais mothafucka’ da trama toda, que é recheada de gente mothafucka’ e enrolada, um bando de cínicos em uma cidade tão pequena. Primeiro porque o cara é imortal, toma bala, porrada, choque e continua vivo, malemal mas continua andando e tentando fazer suas maldades habituais.

Segundo, porque ele é completamente inescrupuloso e vingativo. O cara utiliza os métodos de tortura mais bizarros contra sua mulher, batendo nela com um sabão dentro da meia e tentando cozinha-la em um incêndio. O cara ainda mata um passarinho, tenta matar uma porrada de gente, é traficante e responde por alguns homicídios não muito bem esclarecidos. Pra completar, o cara possuí uma Sniper Gun monstra, ao qual ele está sempre tentando utilizar em alguém, sempre para fazer valer sua lei.

Tudo que é de errado, ele já fez. Ainda protagonizou uma das cenas mais bizarras já filmadas, com o seu “despertar”, que é completamente aterrorizante e um belo exemplo de thriller. Com certeza está no “top 10 de melhor cena de tensão de todos os tempos“. Não postarei aqui porque é um tremendo de um SPOILER; e como é obrigação todo mundo ver a série, então fica para vocês acharem a cena.

3 – Max Cady

Diretamente de Cabo do Medo para nossas casas. Max é estuprador, ex-condenado e um completo filho da puta.

Ele vai fazer de tudo para se vingar da sua prisão, ao qual ele julga ser culpa do seu ex-advogado. E o pior é que o cara é um stalker de marca maior, de uma paciência ímpar e de um cinismo sem igual. Frio e paciente, ele espera o melhor momento para dar cabo no seu desafeto. E o pior é que ainda joga a família do cara contra ele mesmo, criando toda uma discussão familiar que quase termina do jeito que ele pretende.

Como passou muito tempo preso, ele ainda usa de sua ironia, contando seus momentos na cadeia, para fazer o ex-advogado se sentir mal consigo mesmo. Não bastasse isso, o cara se deu ao trabalho de estudar aos montes na prisão, só para poder construir o próprio argumento contra o ex-advogado.

A interpretação do Robert de Niro só piora mais ainda a visão de Max, com toda aquela cara de psicopata estranho e cheio de tatuagem. Há também uma cena muito marcante dele com a filha do ex-advogado, no teatro, que com certeza  é uma das cenas mais originais do cinema:

4 – Sephiroth

FF7 é um marco no video-game e Sephiroth também.

Final Fantasy 7 foi o primeiro jogo a ter uma abordagem completamente adulta, com uma história mais aprofundada e discorrendo sobre a visão subjetiva dos personagens, que enfrentavam perigos, ameaças, medos e agiam como humanos reais. Trouxe ainda uma visão muito “crua” do mundo fictício do game, que se assemelhava muito a um provável futuro da Terra.

E, dentro todos os destaques positivos do jogo, ainda há um super-vilão, Sephirot, que é um dos caras mais maus já criados. Sephiroth tem seus auspícios de Hitler, julgando ser de uma raça superior e com dons especiais, inteiramente criada para “dominar” o planeta e subjugar os humanos. Além disso, possuí uma força de convencimento incrível, levando muita gente ao suicídio para defender sua causa, junto com um domínio das técnicas de espada afiadíssimos, o que o torna um tremendo lutador. O cara ainda mata um dos personagens principais do jogo, de uma maneira muito covarde (pelas costas) e deixando tudo ainda mais desconsertado e sinistro.

Pra completar, o cidadão é completamente erudito, se veste de uma maneira muito clássica, com um baita “sobretudo” (ou algo parecido), uma capa, todo de preto, completamente elegante. Não é apenas matar por matar, ser mau por ser, tem que fazer tudo com estilo.

Sephiroth é insano.

5 – Darth Vader

Tá que no final ele se “converte”, rola aquele blablabla todo e ele acaba conseguindo salvar o universo do mal, mas isso são 20min de filme, no total. O resto da trilogia original toda, o cara é um vilão completo e muito cheio de classe.

Mata inocentes, destrói um planeta inteiro, tortura, é poderoso, domina a mente dos outros. Ainda tem um jeito extremamente bizarro de falar e é de uma calma sobre humana. Realmente, quando a gente pensa sobre o “lado negro da força“, a primeira imagem que nos vem a cabeça é a do cara aí de cima.

O que o torna um vilão ainda mais foda ainda é o mesmo motivo do Michael Myers, pois possuí uma máscara sem expressões, que torna tudo mais oculto e sinistro. Você nunca sabe o que ele transmite, raiva, ódio, amor, tristeza, porque fica tudo encoberto embaixo do capacete. Ele pode passar o filme inteiro sorrindo que ninguém nunca vai saber.

Como Max Cady, foi responsável por uma uma das cenas mais marcantes do cinema e que até hoje deixa todo mundo de boca aberta; quem não se surpreendeu na primeira vez que viu?

6 – Pazuzu

Este todo mundo conhece mas não sabe quem é. Pazuzu é o demônio que atormenta Regan em O Exorcista original, o demônio que caga a pau toda cidade no Exorcista o Início, que volta a atormentar Regan em O Exorcista 2 e que também atormenta o presidiário em Exorcista 3. Ele é “o mal” por trás de todas aquelas caras feias.

Pazuzu é profundamente cruel por alguns fatores característicos e, por isso, um grande vilão. O primeiro a se considerar é que Pazuzu é um demônio de antigas escrituras, é quase um ser bíblico com poderes sobre-humanos. Temos de considerar, também, que ele se utiliza de pessoas inocentes para concretizar sua obra, o que é deveras cruel. Ele ainda aterroriza pessoas boas sem possuí-las, colocando a mentira nas suas cabeças e semeando a discórdia. É o caso dos padres do filme original, que ficam confusos muitas vezes sobre o que Pazuzu fala ou age, no corpo de Regan.

Ele é profundamente detalhista nos seus atos, um vilão épico. Suas características bíblicas o tornam meio que indestrutível, o que ainda deixa tudo com um ar de “eu sempre estarei aqui“, o que é mais bizarro ainda.

7 – T-1000

Muito marcante, um grande vilão. Além de ser quase indestrutível, inteligente, poder copiar fisicamente quem já o tocou, ter a força de uma máquina, vil, cruel e vingativo, ele é um robô em uma missão programada, o que obviamente o deixará em uma condição de não parar até terminar seu objetivo maior.

E, além de tudo, sua missão é a pior possível, pois ele deve destruir o único sujeito que é capaz de salvar a humanidade da extinção. Para completar tudo, ele ainda tem aquele visual estranhão muito bem realizado pelo ator. O cara parece nunca ter expressão nenhuma; e isso que não usa máscara, como Vader e Michael Myers. Além disso, ele não mede esforços para chegar ao objetivo. Se tiver que destruir a cidade inteira, destruirá.

Ainda há um caráter cínico no personagem, porque ele, astutamente, utiliza da cópia física que pode fazer para colocar entes queridos contra seus alvos. É o caso da cena já ao fim do filme, quando ele imita Sarah Connor para tentar enganar John Connor, se fazendo de mãe do garoto.

8 – Nemesis

Mais um vindo do viedo-game. Nemesis é foda. Esta é a descrição mais exata e fácil para ele.

O bicho é uma mutação da Umbrella Corporation, exclusivamente criado para exterminar todos os sobreviventes ainda vivos de Racoon City. É um super-soldado pronto para matar e (não) morrer, visto que é um zumbi imenso e indestrutível, praticamente um titã dos mortos-vivos.

O grande e maior crédito de Nemesis está na sua “onipresença”, pois este monstro desgraçado aparecerá SEMPRE que você estiver desprevenido, dando-lhe um cagaço memorável. São tantas as cenas que ele aparece “do nada” e lhe dá um susto para testar cardíaco que fica difícil descrever todas; no entanto, há uma especial que eu acho que todos concordam ser a cena “top” dos sustos, se isso é possível:

Maluco, se você jogou o Resident Evil 3, passou por esta cena e está vivo para contar história, pode ter certeza que seu coração é de aço. Não precisa nem ir no médico para fazer exames, depois de um susto desses com certeza o seu coração não parará por mais nada; pode entupi-lo de bacon. Segue, introdução do jogo aí:

9 – Ivan Drago

Eu nem acho este filme o melhor de Rocky. Na minha lista, ele é o quarto da franquia, perdendo para Rocky 2, Rocky 1 e Rocky 6. Mas com certeza Ivan Drago é, disparado, o melhor (ou pior) vilão da cinessérie.

Primeiro porque ele parece um androide estranho, feito de aço e pronto para matar. E, alias, ele mata Apollo The Creed, em uma luta muito injusta ao qual ele não teve cautela na hora de reconhecer um adversário ferido e sem condições de luta.

Rocky o desafia, então, em uma das sequências mais épicas do cinema. Rocky treina no meio da natureza, como um integrante da velha-guarda, enquanto Ivan Drago usa os equipamentos mais modernos do universo, em um treinamento muito ninja. Chega a luta, o cara parece feito de pedra e, como de costume, espanca muito o nosso simpático Rocky Balboa até os últimos rounds. Aí acontece a virada épica, um dos momentos mais sublimes do filme e Ivan Drago cai.

As pessoas creditam o fim do comunismo à queda do muro de Berlim, sendo este o símbolo da decadência. Eu acho isto completamente injusto, visto que o fim REAL do comunismo foi a queda de Ivan Drago no ringue, seguido do discurso inflamado de Rocky. Enfim, um grande vilão!

10 – Sauron

Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores;
Nove para os Homens Mortais fadados a morrer;
Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.

Tinha que constar na lista. O cara é um vil e cruel inimigo da humanidade, o maior e mais perverso ser da Terra-Média em toda sua existência.

O cara criou todo um esquema de anéis mágicos para aprisionar as maiores forças políticas dos territórios habitados, sucumbindo reis, elfos, anões etc., para poder se tornar o senhor dos senhores e dominar todo mundo como bem entendesse. Não fosse o herói Isildur (na imagem aí de cima), tudo tinha se realizado na maior facilidade.

Semi-destruido quando teve o dedo cortado, ele continuou elaborando todo um esquema de exércitos com Saruman para, ainda assim, concluir seu trabalho. Não só isso, o cara ainda tinha o poder de ver TUDO o que acontecia com quem portava o anel. O anel, criação dele, que fez um monte de inocentes sucumbirem e de povos se digladiarem. Ele e tudo que ele criou, sem dúvidas, tinham um poder incrível de contaminar e criar a discórdia, de promover o fim dos seres de bom-senso. Não a toa Isildur não conseguiu dar fim no anel enquanto teve oportunidade. O mal do temido vilão foi mais forte e venceu a força de vontade do bem.

O cara sabe ser cruel por natureza, sabe se articular, sabe lutar, sabe matar. É um dos vilões mais fortes da literatura e, ainda assim, passa grande parte do tempo “apenas” ameaçando com o Olho-que-tudo-vê, sem ter uma forma física de fato. Genial.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os 10 melhores vilões que eu já vi

  1. Bom, acho o mr T o melhor vilão dos filmes do rock. Trinity da serie dexter é animalesco não deveria estar de fora desta lista, magneto e a sobra da morte da serie spartacus tbm são animalescos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s