Criações legais com inspiração em Mario

Sim, Mario, o jogo aquele. Não a piada besta.

Mario é um famoso personagem de video-game, criado pelo mítico japa Shigeru Miyamoto, mascote da companhia Nintendo. Segundo a Wikipedia: Mario é retratado como um encanador baixo, que vive no Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom). Ele tem a missão de resgatar a Princesa Peach capturada pelo seu inimigo Bowser em seus diversos planos e salvar o Reino dos Cogumelos. Mario também tem outros inimigos e rivais, como Donkey Kong (em poucos jogos) e Wario

O personagem surgiu em meados dos anos 80, com o lançamento do primeiro game, aonde Mario tinha que resgatar a princesa Peach do malvado (na época) Donkey Kong. Um fato curioso é que o chapéu adicionado na cabeça dele, que depois viraria um símbolo, só foi colocado ali porque os programadores não tinha recursos para fazer o cabelo esvoaçar quando ele pulava. Desde o seu surgimento até hoje, Mario já estrelou mais de 80 jogos, dentre vários estilos, como de plataforma, corrida, luta, RPG, aventura, etc.

Mario, ao longo dos anos, cresceu muito além do viciante joguinho de plataforma; se tornou uma das figuras mais facilmente reconhecidas no mundo. Mesmo quem não joga video-game sabe quem é ele ou já viu por aí. Se o Papa é Pop, Mario é mais ainda. É tão Pop que ultrapassou a barreira dos gamers e virou um ícone universal, reconhecido por gente que não sabe nem ligar um aparelho eletrônico; alias, se você tacar “mario” no Google, é difícil achar outro que não seja ele. Obviamente, como bom ícone Pop, Mario expandiu as esferas de mídia e passou a ser idolatrado por uma trupe de pessoas que, mais e mais, fazem maluquices para provar a sua condição de “fã”. Resolvi fazer uma lista de coisas bizarras que eu já vi o pessoal fazendo sobre Mario, seja o próprio personagem ou referências aos jogos do mesmo.

snes_super_mario_world_1

Mario Theme Song em várias reinterpretações 

Como todo bom personagem, Mario tem uma trilha musical, que é esta. Daí uns malucos mundo afora resolveram reproduzi-la em garrafas vazias, réguas, corais e nas mais diferentes formas possíveis de se emitir algum tipo de som.

Segue, algumas delas.

Com garrafas vazias:

Com as mãos:

Com Régua:

PS: há um blog que eu sempre olho (muito bom, diga-se de passagem) aonde o manolo reuniu as versões mais loucas da música; estas postadas aqui, eu retirei de lá. Só clicar aqui pra ver mais.

Mario: a peça encenada

Isto é uma parada muito famosa. Existem milhares de fãs ao redor do mundo que resolveram encenar Mario. Peças de colégio, peças de gente cheia de ócio, o que não falta é pessoa pra recriar Mario em “live-action”. Ta aí algumas versões pra vocês observarem:

Como sempre, os japoneses extrapolando e fazendo uma versão mega-profissa de uma coisa tão simples:

Mario na vida real

Outro meio curioso que frequentemente aparece é a recriação de Mario aplicada ao cotidiano de uma vida real. Alguns dos mais famosos vídeos são esses abaixo, com Mario enfrentando problemas de dinheiro, problemas com drogas (cogumelos), com a Princesa, com a diferença de realidade dos mundos etc. Veja e confira; o primeiro em especial, é um épico dos curtas-toscos do Youtube:

Mario na comédia, por Rémi Gaillard

Rémi Gaillard é um francês doido que faz coisas doidas no meio de gente normal. Essa é a descrição mais exata que você poderia ter do cara. Mas, na verdade e aprofundando, ele é um comediante que se utiliza do espaço urbano para fazer intervenções inusitadas (e irritantes), com o intuito de divertir desocupados de plantão como eu, que o acham genial em demasia.

Um dos temas recorrentes do cara é Mario. Pois então, seguem os trabalhos dele:

Mario em outros jogos

Outro caso famoso que ocorre é a aplicação da realidade do universo do jogo Mario a outros jogos que não possuem nenhuma ligação e realidades completamente diferentes. Alguns fãs resolveram fazer animações sobre isso e conseguiram realizar curiosas e engraçadas reinterpretações do jogo, em mini-histórias como:

Mario on Dorkly

Dorkly é um canal de Youtube que faz paródias de jogos antigos, em especial de Mario e seus outros personagens. O negócio cresceu tanto e se espalhou tão rápido pela internet, que virou um dos canais de assuntos-nerd mais visitados e citados por aí. Praticamente todos fórums e/ou sites especializados em games postam vídeos desses caras. Seguem, alguns vídeos famosos:

Tatuagens de Mario

Sim, meus caros druguis. Tem gente que coloca sua “fãzice” na pele, para o resto da vida. Uns menores e singelos, outras escandalosamente grandes e chamativas, fato é que existe uma legião de pessoas que tatua Mario & friends; neste site há uma lista enorme delas. Pois vejam algumas:

Este é Hidey Rufus, um personagem famoso do jogo.
Mario com a roupa de fogo.
A princesa Peach, o castelo, Mario e inimigos.

Mario em produtos variados

Outra grande vertente do nosso querido encanador de nome dúbio é o merchandising de produtos variados. Acho que, se bobear, até camisinha do Mario deve ter por aí. Por isso, resolvi postar alguns destes itens aqui pra vocês verem o quão grande é comércio que gira em torno do jogo.

Brincos da famosa flor do cano.
Plantas fake para decoração.
Mantas inspiradas nos cogumelos.
Pantufas também inspiradas nos cogumelos.
Boneca-russa inspirada nos personagens.
Estante inspirada no cenário.

Editado dia 27/12/2011, às 01h e 08min: E não é que eu achei camisinha do Mario? A imagem segue logo abaixo, pra quem duvidar, provando que a “universalização” do personagem tomou conta da cultura:

Indo mais além, encontrei uma campanha pelo uso de preservativos que é baseada no Mario. Obviamente, não são os mesmos personagens do jogo, mas a identidade visual deixa na cara a ideia de fazer uma CLARA alusão. Segue:

Arte inspirada em Mario

Como não podia faltar, o nosso momento aos célebres artistas (ou aspirantes), sujeitos que se dedicaram a fazer verdadeiras obras de arte, pinturas inspiradas no jogo. Algumas, por sinal, muito interessantes e bem elaboradas; os caras se puxaram mesmo. Segue:

Mario Wear

Como qualquer “celebridade”, Mario também é roupa. Segue, algumas vestimentas muito bacanas utilizando o encanador mais famoso do mundo como referência.

Camisetas:

Fivela para cinto:

Boné (oficial, com selo e tudo):

E, para finalizar o post, segue uma notícia bizarrona que eu achei na internet anos atrás.

A notícia trata de um sujeito muito maluco que invadiu uma das festas de lançamento da Nintendo (Wii Japão) vestido de Luigi e passou despercebido por TODO mundo, inclusive pelos próprios caras da empresa. Só depois de muito tempo, mesmo cumprimentando fãs e chamando muita atenção, que aí o pessoal foi se ligar que o cara era um penetra muito bem bolado e resolveu tira-lo de lá.

Sabe como se ligaram? Porque simplesmente NÃO TINHAM contratado NENHUM manequim-mascote do Luigi para ficar desfilando na bagaça. Tipo…o cara tava lá, tão convincente, que ninguém se deu ao trabalho de averiguar se ele efetivamente fazia parte do evento e era funcionário contratado. Este é um bicão profissional, admitamos.

Segue o link.

Notícia:

Notícia em inglês

Notícia em português

Fotos:

*pelas fotos vocês vão notar porque ele enganou todo mundo. Era MUITO bem feito:

Este foi o primeiro comprador do Wii. E tava lá o Luigi Fake para entregar e trollar.
Ta aí o momento da prisão. Pobre Luigi.

E para finalizar de vez², segue um curta feito em stop-motion inspirado no game, analisando como os pobres personagens devem se sentir, na realidade, enquanto o Mario faz a festa e passa por herói do Reino do Cogumelo. A primeira vez que vi este treco, passei muito tempo rindo; principalmente pelo choro desconsolado da tartaruga; Mario é um completo filho da puta, na real. Aí:

E pra finalizar de vez³, segue uma das entradas mais clássicas do Mario, do Nintendo 64. Já com a voz característica do personagem, que surgiu nesta versão mesmo; Its me, Mario!:

Bom, por hoje é isso.

Sigam-me os bons e joguem Mario!

4 pensamentos sobre “Criações legais com inspiração em Mario

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s